
As turmas do Projeto Empreendedorismo na Escola, desenvolvido pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) em parceria com o Sicredi, Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Sebrae e colégios estaduais de Santa Helena, concluíram oficialmente as atividades de 2025. Foram certificados estudantes do Colégio Estadual do Campo São Roque, Colégio Estadual do Campo Verônica Zimermann, de São Clemente, Colégio Estadual Santos Dumont, de Moreninha, e Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, da sede do município.
De acordo com o presidente do Cojem, Lucas Rafael da Silva, a iniciativa atingiu mais de 300 alunos desde 2023.
Mercado de trabalho
Lucas da Silva destacou que o projeto tem refletido diretamente na inserção dos jovens no mercado de trabalho. “A gente conseguiu já vários relatos de empresários que estão contratando esses jovens. Nos currículos deles já consta que participaram ou se formaram no Empreendedorismo na Escola, e isso é muito gratificante”, afirmou. A avaliação do Cojem, e dos parceiros, a respeito do projeto, é positiva, motivo pelo qual as atividades devem ser mantidas em 2026, passando por ajustes e planejamento a partir de reuniões que serão realizadas em janeiro.
Complemento
Para as escolas, o projeto representa complementaridade pedagógica e estímulo à formação profissional. A diretora auxiliar do Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco, Jhulie Facciochi, afirmou que o Empreendedorismo na Escola contribui para ampliar a visão dos estudantes sobre o ambiente social e profissional. “Eles vão se aperfeiçoando para entrar no mercado de trabalho, compreendendo melhor a sociedade em que estão inseridos. Para nós é uma honra participar dessa iniciativa, que já alcança nossas turmas pelo terceiro ano”, destacou.
“O projeto é incrível, com várias palestras, a gente adquiriu muito conhecimento e o que aprendemos vamos levar para o futuro”, ressaltou a estudante Ketlin Hoffmann.
Parceiro direto na execução, o Sicredi reforçou o impacto do programa. A gerente da agência de Santa Helena, Lisângela Kuhn, ressaltou o alcance da capacitação. “Com essa formação completamos 300 jovens prontos para ir para o mercado de trabalho. É um projeto lindo e uma satisfação estar novamente junto dessas entidades tão valorosas”, afirmou.










