Terça, 18 de Novembro de 2025
Publicidade

COP30: Coalizão Corais do Brasil trabalhará por conservação de recifes

Iniciativa foi apresentada durante conferência em Belém

Por: Redação Fonte: Agência Brasil
18/11/2025 às 08h19
COP30: Coalizão Corais do Brasil trabalhará por conservação de recifes
Fernando Frazão/Agência Brasil

A conservação e a restauração dos corais brasileiros ganham esforços de uma nova frente de organizações da sociedade civil e setor privado, com o lançamento da Coalizão Corais do Brasil, nesta segunda-feira (17). A iniciativa, liderada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e pelo WWF-Brasil, foi apresentada durante a programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.

“Queremos ampliar impactos, influenciar políticas públicas, impulsionar soluções inovadoras, criar mecanismos de financiamento sustentáveis e projetar o protagonismo do Brasil na agenda global de conservação de corais”, afirmou a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

O trabalho da coalizão será de acordo com metas internacionais, sendo uma delas a mitigação de ameaças aos ecossistemas coralíneos, como poluição terrestre, desenvolvimento costeiro desordenado e pesca excessiva.

Entre as metas, estão ainda a ampliação de áreas protegidas; o apoio a soluções inovadoras de restauração, cuja meta global é recuperar 30% dos recifes degradados até 2030; e a mobilização de recursos públicos e privados para a conservação dos corais.

Os recifes de corais ocupam menos de 0,1% do fundo do oceano, mas têm relevância ecológica essencial, oferecendo abrigo e alimento para cerca de 25% das espécies marinhas, apontam as entidades. Malu Nunes defende que é preciso agir de forma urgente para proteger esses ambientes.

“Uma das principais ameaças para os recifes de corais é o aquecimento do planeta e consequente aumento da temperatura das águas, uma pauta pertinente no contexto da COP30”, disse a diretora executiva.

Ela lembrou que os recifes de corais geram ao Brasil até R$ 167 bilhões em serviços de proteção costeira e turismo, com base no estudo Oceano sem Mistérios: Desvendando os Recifes de Corais, de 2023. Entre as regiões com recifes de coral atingidos pela onda de calor marinha está o Nordeste brasileiro.

“Defendemos soluções que unam ciência, direitos dos povos e comunidades tradicionais, sustentabilidade e justiça socioambiental. Queremos transformar os corais em símbolo de resiliência climática, cultura oceânica e futuro para as próximas gerações”, disse o diretor executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic.

O movimento em defesa dos corais conta com a participação de outras instituições nacionais como Instituto Recifes Costeiros (IRCOS), Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos (CONFREM) e AquaRIO.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Entre produtos de mais de 50 países, queijos paranaenses são premiados em Mundial na Suíça Foto: Divulgação
Geral Há 2 horas

Queijos paranaenses batem produtos de 50 países e são premiados no Mundial da Suíça

Concorrendo com mais de 5 mil produtos, três queijos produzidos em Toledo conquistaram medalhas – duas pratas e um bronze no World Cheese Awards 2025, maior concurso de queijos do mundo.

Foto: SEAB
Mel Há 2 horas

Seminário estadual de meliponicultura reúne mais de 500 pessoas em Prudentópolis

O evento foi na Câmara Técnica da área, formada pelas associações de produtores, universidades e entidades públicas, entre elas o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Após Estado arrecadar 248 toneladas, campanha para Rio Bonito do Iguaçu se volta aos materiais de construção Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Geral Há 2 horas

Após Estado arrecadar 248 toneladas, campanha para Rio Bonito do Iguaçu se volta aos materiais de construção

Desse modo, os quartéis do CBMPR não irão mais receber os artigos doados. Mas os interessados ainda têm outras formas de auxiliar no reerguimento da estrutura de Rio Bonito do Iguaçu: por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) ou entregando materiais de construção.

Assessoria
Foz do Iguaçu Há 2 horas

Dia Nacional da Consciência Negra: o que abre e o que fecha em Foz do Iguaçu no feriado

As repartições públicas do município estarão fechadas devido ao feriado nacional e ao ponto facultativo, na quinta-feira (20) e sexta-feira (21).

Assessoria
Copagril Há 16 horas

Copagril doa equipamentos para Sala Sensorial da APAE de Marechal Rondon

A manhã desta segunda-feira (17) marcou mais do que a entrega de uma nova estrutura: representou um gesto concreto de inclusão, cuidado e compromisso social.

Lenium - Criar site de notícias