
Quero manifestar minha solidariedade ao deputado estadual Renato Freitas, que foi envolvido em um episódio de violência lamentável na manhã desta quarta-feira (19), em Curitiba. Às vésperas do Dia da Consciência Negra, esse fato expõe, mais uma vez, o quanto ainda precisamos avançar no enfrentamento ao racismo, à intolerância e às práticas de intimidação que, infelizmente, há muito tempo atingem lideranças de esquerda em nosso país.
Não podemos aceitar que o preconceito silencie lideranças negras. Algo abominável e inaceitável sob qualquer perspectiva. Todos sabem o quanto o companheiro Renato Freitas é provocado e perseguido. Nenhum ato de violência é desejável e todo ser humano tem limites, mas é preciso reconhecer o contexto de constante pressão e ameaças que cercam quem se posiciona com coragem.
Entendo que nenhuma divergência política, ou tentativa de deturpar posições ideológicas, pode justificar ataques físicos ou intimidações. A democracia exige respeito, diálogo e a garantia de que representantes eleitos exerçam seu trabalho com segurança e dignidade.
Toda minha força e solidariedade ao Renato. Estamos juntos na luta por justiça, respeito e desejo sua rápida recuperação.