
A mostra foi composta por 14 projetos da disciplina de Inovação, outros 14 de alunos regulares do mestrado. Além destes, outros 15 projetos, integrados em 13 projetospré-incubados na UNIHUB Foz do Iguaçu, agência de inovação da universidade, também apresentaram banners.Dentre os expositores, estão estudantes e servidores de outras instituições de ensino de Foz do Iguaçu, como Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Com propostas aplicadas à necessidade da sociedade e do mercado, expõe propostas de inovações para as áreas de gestão pública, empresas de varejo e construção, popularização da ciência e tecnologia, desenvolvimento social e econômico, realidade virtual aplicada ao ensino entre outros. Todos inseridos nas 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas
Já os projetos pré-incubados passam três meses recebendoinstrumentos para conseguir montar uma empresa e desenvolver um projeto em qualquer área. Neles, estão pesquisadores do Brasil, Argentina, Honduras e Colômbia, com propostas de empresas (startups) ligadas a análise microbiológicas, inteligência artificial, gastronomia, vigilância inteligente, monitoramento para saúde pública, entre outros.
Eduardo Dechechi, coordenador da Unihub Foz do Iguaçu, contou que a política de inovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi aprovada recentemente e o programa de pós-graduação está de acordo com a nova resolução. “A política de inovação da Capes diz que, além da graduação, a inovação precisa atuar no ensino básico e já temos uma política de facilitação de ingresso de professores do ensino básico no PPGTGS”.
O coordenador do PPGTGS, Luciano Panek, explica que a socialização dos projetos é um momento importante da pós-graduação. “Esse movimento de socialização se aqueceu ao longo dos anos e agora temos a mostra de banners, na qual todos os professores do programa podem expor os projetos desenvolvidos.”.
“Esse programa de mestrado é o que mais aproxima a universidade com a comunidade. A criação do Unihub Foz do Iguaçu foi realizada em pouco tempo, depois dos demais campus, mas avançamos muito e hoje temos destaque”, observa o diretor do campus, Sergio Moacir Fabriz. Ele ainda reforçou o apoio e projetos em conjunto com o Itaipu Parquetec e Unila.
Também presente na exposição, o diretor superintendente do Parquetec, Irineu Colombo, contou que percebeu em diversos projetos expostos um potencial grande de colaboração para soluções de problemas de empresas e da sociedade. “Precisamos somar esforços. A Unioeste é uma instituição que eu já respeitava e passei a admirar, pela sua capacidade de destaque, com muito esforço diante das dificuldades”, comentou.
Também presente na mostra, a pró-reitora adjunta de pesquisa e pós-graduação da Unila, Caroline da Costa Silva Gonçalves, falou sobre a relevância dos projetos realizados em conjunto às demais instituições de Foz do Iguaçu.



Texto e fotos: Daniela Neves