
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) segue na linha de frente do enfrentamento à crise do leite e articulou um pedido formal ao Banco do Brasil para garantir crédito emergencial e alívio financeiro aos produtores, especialmente ao segmento da agricultura familiar. A iniciativa busca ajudar quem está no campo a recuperar prejuízos, manter a produção e evitar o abandono da atividade, num momento em que o preço pago pelo leite não cobre os custos de produção.
No documento encaminhado à presidente do banco, Tarciana Medeiros , Zeca alerta que milhares de famílias estão endividadas e correndo o risco de sair da atividade. Por isso, defende linhas de crédito com juros mais baixos, carência maior para pagamento e renegociação de dívidas, principalmente àquelas ligadas ao Pronaf, para garantir fôlego aos pequenos produtores.
A atuação do deputado ocorre em sintonia com ações recentes do governo do Presidente Lula . Na última semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab ) anunciou a compra de 2,5 mil toneladas de leite em pó da agricultura familiar, uma medida importante para retirar o excesso de produção do mercado, fortalecer a renda do setor produtivo e ajudar na recuperação dos preços pagos no campo. Em paralelo, o governo federal decidiu reabrir e agilizar as investigações antidumping sobre a importação do leite em pó da Argentina, Uruguai e da Nova Zelândia.
Diálogo permanente
Ao longo do ano, Zeca Dirceu também vem promovendo diálogo permanente entre o governo federal e cooperativas, sindicatos e entidades da agricultura familiar, ajudando a construir soluções para a crise no setor. Esse mesmo compromisso esteve presente nas articulações para socorrer agricultores atingidos por temporais, tornado e granizo no Paraná, quando a situação dos produtores de leite — ainda mais afetados pelos eventos climáticos — foi incluída nas medidas de apoio.
Segundo ele, os eventos climáticos agravaram ainda mais a crise, aumentando perdas, reduzindo a produção e pressionando ainda mais a renda das famílias que vivem do leite. “Todas essas iniciativas integram um trabalho contínuo em defesa da agricultura familiar, camponesa, da produção de alimentos e da segurança alimentar e nutricional da população. Tanto para o crescimento da economia quanto para o combate à fome e às desigualdades no Paraná e no Brasil”, finalizou o deputado.
https://colunadomeio.com.br/envios/2025/12/26/b9a69f3e8a7d0fa3b2ab7fa26c1df1708a22caba.pdf