Após a inauguração realizada na última sexta-feira (6) com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Paraná Ratinho Júnior, nesta terça-feira (10), o Hospital Regional de Toledo acolheu seus primeiros pacientes, que relataram surpresa com a qualidade da estrutura e do atendimento. As consultas foram de otorrinolaringologia e a partir de agora, gradativamente, serão absorvidas outras demandas até que a unidade hospitalar esteja em pleno funcionamento.
Por ter uma cobertura regional, a primeira pessoa encaminhada ao local foi a adolescente Evellyn da Silva Ferreira, de 14 anos. Encaminhada pelo município de Diamante do Oeste, a jovem estava acompanhada da mãe Patrícia Antoniak e do pai João Maycon Ferreira. “Eu fiquei bastante surpresa porque eu não tinha muita informação sobre este novo hospital. Quando eu cheguei, me senti bem recepcionada e todos foram muito gentis. O lugar ficou muito estiloso”, disse.
Além de Evellyn, mais três pacientes esperavam sua vez para a consulta, um de Assis Chateaubriand, um Nova Santa Rosa e a toledana Helena Moreira Dias. Professora da rede municipal, Helena retratou a alegria com a nova estrutura de saúde. “A gente sabe que foi uma luta, mas ter o atendimento é uma vitória. Precisamos reconhecer os esforços da administração municipal e a comunidade se sente aliviada em ver mais um hospital à disposição”. Helena disse também que a estrutura chama a atenção. “É muito boa. A minha primeira experiência aqui foi excelente”, destacou.
O vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, estava presente e conversou com os pacientes, com a equipe multiprofissional e também com os acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que vieram para acompanhar as consultas. “Se para as pessoas esse momento é importante, para nós da gestão municipal é muito mais. Nós fomos incansáveis diante de todas as dificuldades para que este hospital funcionasse. Ver a população usufruindo deste espaço gera um sentimento, em mim e no prefeito Beto Lunitti, difícil até mesmo de explicar”, comemorou.
Ademar ainda fez menção a todos os envolvidos com a abertura do HRT. “A Câmara Municipal, por meio dos seus vereadores e vereadoras, a equipe da Secretaria de Saúde capitaneada pela secretária Gabriela Kucharski e todas as demais pessoas envolvidas com o trabalho merecem nossa gratidão”.
Dorfschmidt lembrou que neste momento ele é o agente político com mais mandatos consecutivos - três de vereador e atualmente vice-prefeito - e por isso teve a oportunidade de acompanhar os diversos momentos da trajetória do Regional. “Desde a colocação da pedra fundamental em 2012, todo o trabalho de construção, os momentos difíceis inesperados, mas superados. Agora, o que a gente quer é oportunizar uma saúde de qualidade para quem precisar vir a este espaço”, concluiu.
Mín. 20° Máx. 28°