20°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Dinheiro do Brics vai para média, pequena e microempresa, diz Zeca Dirceu

A operação de crédito foi então formalizada pelo governo Lula, que terá um prazo para pagamento em até 30 anos, com juros de 1,64% ao ano.

16/10/2023 às 11h15
Por: Redação Fonte: Assessoria/Zeca Dirceu
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

 

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) disse nesta sexta-feira, 13, que o empréstimo de US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) pelo Brics (Novo Banco de Desenvolvimento) será usado para financiamento de pequena e microempresa. "São recursos para apoiar as pequenas e microempresas do impacto causado pela pandemia da covid que estavam aprovados pelo banco desde 2020 e não foram resgatados pelo negligente e inepto governo anterior", disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.

Zeca Dirceu parabenizou a presidente do NDB, Dilma Rousseff, que atendeu o pedido do presidente Lula (PT) e assinou nesta quinta-feira, 12, com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) pelo governo brasileiro o contrato do empréstimo. "Em abril, o Senado autorizou o pedido de empréstimo e em seis meses, o contrato está assinado e os recursos serão liberados", disse.

Durante a pandemia, o NDB aprovou empréstimos aos outros quatro membros: Rússia, Índia, China e África do Sul. Até o fim do mandato de Bolsonaro, o Brasil não havia resgatado os recursos. A operação de crédito foi então formalizada pelo governo Lula, que terá um prazo para pagamento em até 30 anos, com juros de 1,64% ao ano.

Segundo projeto aprovado no Senado, os recursos serão usados para financiamento de micro, pequenas e médias empresas, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), através do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI), criado em 2020 para reduzir os impactos econômicos da pandemia de covid.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias