
O anúncio foi feito após reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e técnicos dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
“São medidas emergenciais que o governo Lula está tomando para enfrentar a queda no preço do leite pago ao produtor. Mais à frente, o presidente pretende lançar um plano mais estruturado para fortalecer de forma permanente a cadeia produtiva do leite”, destacou Gleisi.
Entre as ações já em vigor está a renegociação do crédito pessoal dos produtores, conhecida como prorrogação do CPF. Segundo a ministra, os produtores podem procurar as agências bancárias para formalizar a renegociação. O governo também prepara uma linha de crédito para reestruturar dívidas de cooperativas do setor. Os detalhes sobre valores e juros subsidiados devem ser anunciados após o Carnaval.
Outra medida prevê a liberação de cerca de R$ 100 milhões em crédito orçamentário para que a Conab adquira produtos das cooperativas, ajudando a dar mais dinamismo ao mercado. Paralelamente, o Ministério da Agricultura reforçou a fiscalização nas fronteiras para coibir a entrada irregular de leite importado ou adulterado.
No campo do comércio exterior, o governo ainda abriu um processo antidumping no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O levantamento técnico deve ser concluído em fevereiro, com a divulgação de uma nota técnica prevista para março.
“O governo do presidente Lula está atento e agindo para proteger quem produz, defender a agricultura familiar e garantir mais renda pras famílias do campo”, enfatizou Gleisi.



Fotos: Valdenio Vieira / SEAUD-PR