Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
21°C 32°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Foz do Iguaçu é a 2ª cidade do Brasil com a nova certificação de comércio de produtos agroindustriais

O município paranaense foi enquadrado no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) na última quinta-feira (12). A outra cidade é Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Por: Redação Fonte: AEN
15/02/2026 às 09h05
Foz do Iguaçu é a 2ª cidade do Brasil com a nova certificação de comércio de produtos agroindustriais
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, é a segunda cidade do Brasil e a primeira do Estado a receber o certificado do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que permite a comercialização de produtos da agroindústria em todo o País. O município paranaense foi enquadrado no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV) na última quinta-feira (12). A outra cidade é Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Divisão de Inspeção Municipal, firmou o acordo com representantes do MAPA para obtenção de equivalência nos serviços de inspeção, permitindo que o município desempenhe a fiscalização, que antes era responsabilidade federal. Com isso, os estabelecimentos inspecionados pelo serviço municipal passam a ter reconhecimento nacional de equivalência, o que amplia o mercado para comercialização de seus produtos, fortalece a agroindústria local e garante maior padronização dos procedimentos de controle sanitário.

O prefeito Joaquim Silva e Luna destacou que a certificação traz mais oportunidades às agroindústrias de Foz do Iguaçu. “Ao aderirmos ao SISBI, damos um passo decisivo para fortalecer nossa agroindústria, gerar oportunidades, ampliar mercados e garantir que os produtos produzidos aqui atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar. É uma conquista que beneficia produtores, consumidores e toda a cidade,” afirmou.

Além de fortalecer a produção local, a equivalência exige o aprimoramento contínuo das rotinas de inspeção, capacitação técnica das equipes e adequação às normas federais de qualidade e segurança dos alimentos, promovendo mais confiança ao consumidor e incentivando o desenvolvimento econômico do setor produtivo local.

“A certificação do SISBI-POV comprova que Foz do Iguaçu investe em capacitação técnica, melhoria dos processos de inspeção e adequação às normas federais, criando um ambiente favorável para o crescimento da indústria local e a valorização dos nossos produtores”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Edinardo Aguiar. O plano de trabalho da cidade está disponível no site do SISBI-POV.

 

SUSAF – O Governo do Estado também conta com programa próprio de certificação, que permite que agroindústrias familiares possam comercializar seus produtos em todo o território paranaense. Trata-se do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que já certificou 200 municípios.

Ao integrar o sistema, o município se torna habilitado a emitir o selo do Susaf para os produtos de estabelecimentos locais, desde que sigam à risca os parâmetros de boas práticas e sanidade exigidos pelo Estado. Esta chancela permite a comercialização das mercadorias em todo o Paraná. Caso contrário, o item só poderia ser vendido dentro da cidade de origem.

Os serviços municipais de inspeção passam por uma auditoria da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) para serem credenciados. O foco é a formalização da agroindústria familiar e artesanal. O sistema abrange estabelecimentos de pequeno porte (até 250 m², ou 500 m² em casos específicos) e cobre exclusivamente produtos de origem animal, como embutidos, queijos, mel, pescados e ovos.

Para receber o selo, a empresa precisa implementar rigorosos programas de autocontrole de higiene e rastreabilidade, além de seguir estritamente as normas sanitárias aplicáveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ao som do contagiante “Xote da Alegria”, foliões de todas as idades se misturaram em um ritmo só com o grupo Falamansa.
Foz do Iguaçu Há 4 horas

Com público recorde, FozFolia entra para a história do melhor Carnaval de Foz

Falamansa, artistas locais e milhares de foliões transformaram a terceira pista da JK em um mar de alegria e celebração. Programação segue até terça-feira, 17

Foto: SEIA
Geral Há 4 horas

Paraná atinge 2,4 mil startups, aumento de quase 40% em relação a 2023, aponta estudo

Entre os setores com maior concentração estão healthtech (6,8%), agrotechs (6,3%), IT & Comm (6,2%), adtechs (tecnologias voltadas à publicidade) e retailtechs (soluções tecnológicas para o varejo), refletindo áreas tradicionais da economia estadual e frentes ligadas à tecnologia. De maneira geral foram mapeados 28 segmentos.

Em reuniões no Show Rural, Adapar aborda temas para o fortalecimento da pecuária paranaense Foto: Adapar
Geral Há 4 horas

No Show Rural, Adapar discute ações para o fortalecimento da pecuária e avicultura

As reuniões contaram com a presença de representantes do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e do sistema da Ocepar. As ações do Coesui-PR e do Coesa são direcionadas à proteção e ao aperfeiçoamento das medidas de sanidade animal, assegurando que todas as estratégias sejam conduzidas com rigor científico.

Unidades do Poupatempo Paraná atendem o dia todo na quarta-feira de cinzas Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Geral Há 4 horas

Unidades do Poupatempo Paraná atendem o dia todo na quarta-feira de cinzas

Unidades estarão fechadas segunda e terça-feira e Carnaval. No Poupatempo a população pode tirar carteira de identidade, resolver pendências do Detran-PR, Sanepar e Copel e diversos outros serviços.

Foto: SESP
Segurança Há 4 horas

Estado compra sete blindados para operações de segurança de alta complexidade

Comprados no Canadá, eles serão utilizados em ações de gestão de crises, combate a roubos a instituições financeiras e situações de tentativa de resgate de presos. Dois deles já estão a caminho do Brasil e devem ser entregues às polícias Militar e Civil em março. O investimento é de R$ 24,18 milhões.

Lenium - Criar site de notícias