Quinta, 19 de Fevereiro de 2026
21°C 34°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Exames de identificação veicular reforçam ações de segurança no Litoral

As equipes da PCIPR realizam atendimentos técnicos sempre que há apreensão de automóveis com indícios de irregularidade, prestando suporte às forças de segurança que atuam na região.

Por: Redação Fonte: AEN
19/02/2026 às 09h29
Exames de identificação veicular reforçam ações de segurança no Litoral
Foto: Polícia Científica

A análise técnica de veículos suspeitos tem sido uma das frentes estratégicas da Polícia Científica do Paraná (PCIPR) no enfrentamento a crimes patrimoniais no Estado. Por meio de exames de identificação veicular, peritos atuam na verificação de possíveis adulterações em automóveis apreendidos, contribuindo para a responsabilização criminal e a restituição dos bens aos proprietários.

No Litoral do Estado, a atuação tem sido intensificada especialmente durante a temporada de maior circulação de veículos. As equipes da PCIPR realizam atendimentos técnicos sempre que há apreensão de automóveis com indícios de irregularidade, prestando suporte às forças de segurança que atuam na região.

“Quando há suspeita de irregularidade, a equipe é acionada para realizar o exame pericial no veículo. Realizamos o exame a partir da verificação das numerações e demais sinais identificadores. Quando constatamos alguma adulteração, buscamos identificar o veículo original para que ele possa ser corretamente vinculado e, sempre que possível, devolvido ao proprietário legítimo”, explica o perito oficial Leonardo de Ataide Jedneralski. 

O exame pericial é fundamental para coibir práticas criminosas como clonagem, remarcação e supressão de sinais identificadores. A atuação técnica permite não apenas confirmar irregularidades, mas também produzir provas qualificadas que subsidiam investigações e procedimentos judiciais posteriores.

“A análise é criteriosa e envolve a avaliação de diferentes pontos identificadores do veículo, sempre com base em procedimentos técnicos consolidados. Nosso objetivo é assegurar que cada elemento seja verificado de forma detalhada, garantindo precisão no resultado e confiabilidade às informações que serão encaminhadas às autoridades responsáveis”, acrescenta o perito. 

O trabalho técnico desenvolvido pela PCIPR tem impacto direto na investigação de crimes e na recuperação de veículos com sinais de adulteração. A atuação especializada permite esclarecer a real origem dos automóveis analisados e fornecer elementos essenciais para a continuidade das apurações, fortalecendo a resposta do Estado.

 

INTEGRAÇÃO – Em uma ação recente no Litoral, o monitoramento pelo sistema Olho Vivo levou equipes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) a localizar e abordar um veículo com alerta de furto que estava circulando pela região.

Na ação, os policiais encontraram sinais visíveis de adulteração nos elementos identificadores do automóvel. Diante da suspeita, o apoio técnico da Polícia Científica foi acionado para realizar o exame pericial de identificação veicular, que confirmou a irregularidade e possibilitou a correta identificação do bem para devolução ao proprietário legítimo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Assessoria
Itaipu Há 1 hora

Após incêndio, trabalhadores da coleta seletiva de Ibaiti ganham nova oportunidade

Confira o episódio 43 da webserie “Investindo em Pessoas”, da Itaipu Binacional

Fevereiro Laranja: a luta contra a leucemia e a importância do diagnóstico precoce Foto: SESA
Geral Há 1 hora

Fevereiro Laranja: mês da conscientização sobre leucemia reforça papel do diagnóstico

Diferente de outros tumores que formam massas sólidas, a leucemia se manifesta no sangue, tornando o conhecimento sobre seus sinais e o diagnóstico rápido fundamentais para o sucesso do tratamento. Por isso, a campanha Fevereiro Laranja foca em desmistificar a doença e incentivar o diagnóstico precoce.

Governo do Estado registrou 6.025 atendimentos à fauna silvestre em 2025, um aumento de 61% em relação ao ano anterior. Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST
Meio Ambiente Há 3 horas

Rede de apoio: atendimento à fauna silvestre aumenta 61,3% em um ano no Paraná

Rede de proteção coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT) realizou 6.025 atendimentos em 2025 ante 3.735 registros em 2024. A maior parte foi de aves, totalizando 4.111 indivíduos (68% do total). Atendimento é feito por escritórios regionais do Instituto e por entidades conveniadas.

Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta Foto: Viaje Paraná
Turismo Há 3 horas

Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta quinta

Empresários, instituições e representantes do trade turístico selecionados poderão participar, no estande do Viaje Paraná, do WMT – Workshop Mastertop Travel 2026, que acontece em 25 e 26 de março, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Economia Há 3 horas

Porto de Paranaguá concentra quase metade das exportações de frango do Brasil

Em janeiro, foram embarcadas 199 mil toneladas – 47,6% do total nacional. A carne bovina também apresentou desempenho relevante no País, alcançando o segundo lugar, com 27,7% de participação no primeiro mês de 2026. Movimentação geral histórica para o mês janeiro também foi impulsionada por fertilizantes e açúcar.

Lenium - Criar site de notícias