20°C 29°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

CENSO 2022: Cascavel tem 48 mil pessoas com 60 anos ou mais

Com políticas públicas voltadas aos idosos que são referências, Cascavel está no seleto grupo de 32 cidades brasileiras que receberam da Organização Mundial da Saúde (OMS) o título de "Cidade Amiga do Idoso

30/10/2023 às 09h19
Por: Redação Fonte: Assessoria/Cascavel
Compartilhe:
Fotos: Silvia Soluszynski/Secom
Fotos: Silvia Soluszynski/Secom

Um novo recorte do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Cascavel possui 48.012 pessoas com 60 anos ou mais. Desse total, 21.096 são homens e 26.916 são mulheres. Isso corresponde a 13,8% da população, que totaliza 348.012 pessoas.

 

Pelos números do IBGE, Cascavel possui 31 moradores com 100 anos ou mais. São 21 mulheres e dez homens.

 

Em Cascavel, a população envelhece com qualidade de vida. As políticas públicas implantadas nos últimos sete anos levaram Cascavel a ser incluída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no seleto grupo de 32 cidades brasileiras que receberam a certificação de Cidade Amiga do Idoso.

 

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que implantar políticas públicas para a população idosa é uma questão de decisão de governo. "Buscar as infraestruturas necessárias, construir onde é necessário, definir uma política para uma fatia da população que tanto produziu para a nossa cidade. Por isso, trabalhamos para ter uma cidade cada vez mais inclusiva e receptiva às necessidades das pessoas idosas", destaca o prefeito.

 

Hudson Moreschi Junior, secretário de Assistência Social, lembra que programas como o Felicidade do Idoso, Cascavel Caridoso, entre outros, fazem de Cascavel referência para todo o Brasil. "Políticas públicas voltadas para idosos são essenciais para garantir uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que contribuíram tanto para o nosso país. É isso que estamos fazendo em nossa cidade. As pessoas que doaram sua vida pela cidade precisam ser valorizadas e precisam ter seu protagonismo", explica Hudson.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias