Um novo recorte do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Cascavel possui 48.012 pessoas com 60 anos ou mais. Desse total, 21.096 são homens e 26.916 são mulheres. Isso corresponde a 13,8% da população, que totaliza 348.012 pessoas.
Pelos números do IBGE, Cascavel possui 31 moradores com 100 anos ou mais. São 21 mulheres e dez homens.
Em Cascavel, a população envelhece com qualidade de vida. As políticas públicas implantadas nos últimos sete anos levaram Cascavel a ser incluída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no seleto grupo de 32 cidades brasileiras que receberam a certificação de Cidade Amiga do Idoso.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que implantar políticas públicas para a população idosa é uma questão de decisão de governo. "Buscar as infraestruturas necessárias, construir onde é necessário, definir uma política para uma fatia da população que tanto produziu para a nossa cidade. Por isso, trabalhamos para ter uma cidade cada vez mais inclusiva e receptiva às necessidades das pessoas idosas", destaca o prefeito.
Hudson Moreschi Junior, secretário de Assistência Social, lembra que programas como o Felicidade do Idoso, Cascavel Caridoso, entre outros, fazem de Cascavel referência para todo o Brasil. "Políticas públicas voltadas para idosos são essenciais para garantir uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que contribuíram tanto para o nosso país. É isso que estamos fazendo em nossa cidade. As pessoas que doaram sua vida pela cidade precisam ser valorizadas e precisam ter seu protagonismo", explica Hudson.
Mín. 20° Máx. 29°