Quando o assunto é produtividade por fêmea alojada, as matrizes de aves de corte da Lar Cooperativa são as melhores do país, segundo levantamento realizado pela empresa Aviagen que analisou e premiou os maiores resultados em uma amostra de 10 bilhões de aves da genética Ross 308 AP em alojamentos do Brasil durante o ano de 2022.
No ranking da Aviagen, a Lar alcançou o impressionante resultado de 177,9 pintainhos por ave alojada na genética analisada, uma produtividade acima da média nacional que é de 147 pintainhos por matriz. Com essa marca, a Cooperativa recebeu o prêmio pela conquista do 1° lugar na regional sul e no âmbito nacional. Já na categoria que elencou os melhores índices de eclosão de ovos, a Lar obteve o 2° lugar na regional sul e nível nacional com o resultado de 214,7 ovos por matriz.
Como forma de reconhecimento por conta dos excelentes resultados, os troféus foram entregues por uma comitiva da Aviagen na última quarta-feira (18), no Centro Administrativo da Lar, em Medianeira (PR). A equipe foi recepcionada pela Diretoria Executiva da Cooperativa e lideranças do setor avícola.
O gerente da Divisão de Pecuária da Lar, Daniel Dalla Costa, afirmou que o resultado reflete diretamente no custo de produção. “Temos indicadores de excelência em várias etapas da cadeia produtiva do frango de corte e isso faz com que a gente consiga produzir cada vez mais pintainhos com um custo de produção menor, ou seja, o nosso produtor integrado recebe um produto mais barato e entrega na indústria essa mesma ave com custo baixo e ao mesmo tempo nas condições ideais para o abate”.
O gerente de produção avícola da Lar, Sérgio Lenz, fala da somatória de fatores para chegar ao melhor resultado do país e superar a média nacional. “Por trás desse resultado temos o funcionamento exemplar de todas as etapas da produção do frango e quero destacar além da qualidade genética, o compromisso dos produtores e da Cooperativa que investiram em estruturas modernas para criar condições de ambiência adequadas, uma alimentação de extrema qualidade e o principal que são as pessoas preparadas e bem treinadas, quando essa sinergia acontece podemos esperar os melhores resultados possíveis”.
Nos últimos anos, a Lar investiu quase R$ 2 bilhões para desenvolver ainda mais a avicultura, um planejamento que envolve desde a recria de aves até o produto final, com aquisições, reformas e ampliações das indústrias frigoríficas, de rações, incubatórios, além da expansão da frota própria. Se considerar os investimentos por parte dos produtores integrados que modernizaram suas propriedades, o valor investido na cadeia produtiva avícola é ainda maior.
Toda essa união de esforços movida pelo cooperativismo, rendeu à Lar Cooperativa, o título de 4ª maior empresa de abate de frangos da América Latina e a 3ª maior do Brasil, de acordo com o ranking da revista internacional Watt Poultry. Prestes a completar 25 anos no mercado de frango de corte, hoje os produtos da marca Lar estão presentes em todo o território nacional e em mais de 90 países.