A partir da próxima segunda-feira (13), o câmpus local da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá uma nova diretora-geral. No cargo desde quando o curso de Medicina da instituição começou a funcionar em Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues agora dá lugar à Ana Paula Brandalize, que terá Ana Carla Zarpelon Schütz como vice-diretora-geral.
Cristina, Ana Paula e Ana Carla estiveram na manhã desta segunda-feira (6) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e foram recebidos pelo chefe do Executivo Municipal, Beto Lunitti, e pela secretária da Saúde, Gabriela Kucharski. Durante a conversa, os assuntos “gratidão” e “futuro” foram dominantes.
Cristina agradeceu o apoio do governo municipal e de outras instâncias do poder público pela contribuição ao trabalho liderado por ela. “Tenho família aqui, mas moro em Curitiba e vim para Toledo ficar neste cargo por apenas um ou dois anos. Entendi que era necessário ficar um pouco mais e lá se foram quase oito anos repletos de lutas e conquistas. Agora sinto que é hora de voltar para casa, de estar mais perto do marido e dos filhos, mas vou tranquila, pois sei que deixarei a direção-geral e a vice-direção-geral nas mãos de profissionais dedicadas e competentes, que amam Toledo tanto quanto eu, e grata aos gestores e servidores da Prefeitura de Toledo, da 20ª Regional de Saúde e demais órgãos públicos com quem estabelecemos parcerias neste período”, relata a diretora-geral, que seguirá vindo a Toledo para lecionar algumas disciplinas do curso de Medicina.
Docente desde o primeiro semestre da primeira turma, Ana Paula disse que desafios ainda maiores estão no horizonte. “Ter instalado aqui um curso de Medicina foi um grande avanço e agora vamos batalhar para viabilizar os recursos necessários para a construção de um ambulatório-escola em frente ao Hospital Regional de Toledo e também para que tanto a Reitoria da UFPR quanto o Ministério da Educação autorizem a instalação de mais cursos superiores, sobretudo na área de saúde. Já possuímos toda a estrutura física e humana necessária para implantar esta graduação em Toledo”, pontua a futura diretora-geral da UFPR/Toledo.
O pleito foi corroborado pela secretária de Saúde e pelo prefeito. “Toledo tem uma demanda muito grande por profissionais desta área e seria muito oportuno a UFPR propiciar a oferta de mais cursos, além do de Medicina, formando aqui mão de obra altamente qualificada para os estabelecimentos públicos e privados existentes e os que ainda estão por serem instalados”, avalia Gabriela. “Muitas pessoas nem fazem ideia da importância do curso de Medicina no cotidiano da população do município, mas quero, em alguns dias, provocar outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil a abraçarem a causa de termos aqui uma graduação em Enfermagem, por exemplo. Se aprovada, esta terá à disposição uma estrutura pronta”, pontua Beto. “Expresso aqui minha gratidão ao trabalho feito pela Dra. Cristina e desejo toda sorte à Dra. Ana Paula e à Dra. Ana Carla nesta missão que terão pela frente. No que for necessário, sempre estaremos à disposição para atender no que for possível”, acrescenta o gestor.
Legislativo
Os gestos de gratidão ao trabalho realizado por Cristina de Oliveira Rodrigues não se restringiram ao chefe do Executivo. O presidente da Câmara Municipal, Dudu Barbosa, propôs uma moção de aplauso em homenagem à diretora-geral da UFPR/Toledo, a qual foi assinada por todos os vereadores.
Após falar durante o pequeno expediente da sessão ordinária ocorrida na tarde desta segunda, Cristina recebeu um certificado que salienta o legado deixado por ela. “A UFPR é uma importante instituição que atua na formação de profissionais médicos em nosso município e o seu trabalho de mais de oito anos na Universidade foi muito significativo. Que você continue desempenhando suas atividades com maestria. Sucesso em sua nova jornada profissional”, destaca o documento.
Mín. 20° Máx. 29°