Os diretores técnicos de Itaipu, Renato Soares Sacramento e Hugo Osvaldo Zárate Chávez, o gerente técnico da ANDE, Miguel Ángel Báez Reyes, e o diretor de Comercialização de Energia da ENBPar, Wandermilson de Jesus Garcez de Azevedo, se reuniram na última quinta-feira (16) para a 57ª reunião do Comitê de Administração e Operação dos Contratos de Compra e Venda dos Serviços de Eletricidade de Itaipu (CADOP).
A reunião, realizada no Edifício da Produção, foi a primeira do comitê desde outubro de 2021, e a primeira com a presença dos representantes da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), que sucedeu a Eletrobras para os fins do Tratado de Itaipu a partir de junho de 2022.
Participantes da reunião. Foto: Divulgação/Diretoria Técnica.
Os membros do CADOP debateram a elaboração do Plano Anual de Suprimentos de Energia Elétrica de Itaipu. As informações são essenciais para a elaboração das minutas dos instrumentos contratuais a serem celebrados pela Itaipu com essas entidades para o próximo ano, e possibilitam que a Itaipu realize o faturamento de potência à ANDE e ENBPar, garantindo, assim, as receitas operacionais necessárias para a binacional atender seus compromissos.
A próxima reunião do CADOP ficou marcada para o início do mês de dezembro de 2023, ocasião na qual o Comitê espera finalizar a documentação necessária para regulamentar a prestação dos serviços de eletricidade da Itaipu para 2024.
Sobre o CADOP
O CADOP é o órgão colegiado binacional que possui a atribuição de discutir os aspectos técnicos, operativos e comerciais da Prestação dos Serviços de Eletricidade de Itaipu, bem como elaborar proposta dos instrumentos contratuais entre Itaipu e as entidades compradoras (ANDE e ENBPar). Os membros do CADOP são os dois diretores técnicos de Itaipu, o gerente técnico da ANDE e o diretor de Comercialização de Energia da ENBPar.