Na noite dessa terça-feira (28), o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e a Itaipu Binacional, por meio da Assessoria de Responsabilidade Social, promoveram o evento “Outubro Rosa e Novembro Azul: Juntos na luta contra o câncer!”, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Binacional. Cerca de 110 pessoas participaram da mesa redonda, em sua maioria acadêmicos da área de saúde de instituições de ensino de Foz do Iguaçu.
Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Na abertura, o diretor superintendente do HMCC, Gilmar de Oliveira, reforçou a importância de se falar sobre o câncer de mama e de próstata, deixando de lado os tabus. A assessora de Responsabilidade Social da Itaipu, Fiorinda Pezzatto, concordou e destacou que o encontro daquela noite era uma das várias iniciativas da empresa e do Hospital para promover debates sobre temas relacionados à saúde.
Em seguida, participaram do debate a diretora técnica do HMCC Lorete Follador Roeder; a médica da família Jusselem Costa; o cancerologista Arnaldo Cortez Junior; a enfermeira Vanessa Radavelli; a psicóloga Alexamara Rodrigues; a nutricionista Cristiane Calgaro e o fisioterapeuta Eduardo Brandão. A presença dos diferentes profissionais já foi um indício da necessidade da abordagem multiprofissional no tratamento das neoplasias.
A Dra. Lorete Roeder abriu a conversa apresentando dados da Organização Mundial da Saúde que mostram a relevância da prevenção. Ao contrário do que muita gente pensa, não ir ao médico com frequência acaba sendo um péssimo negócio – tanto para a saúde como financeiramente. “A cada 1 dólar gasto com prevenção, 4 dólares são economizados no tratamento. Anualmente, isso dá um retorno bilionário”, afirmou.
Uma iniciativa interessante apresentada no evento foi o projeto “Meu novembro azul”, da Dra. Jusselem Costa, que também atua como ginecologista. “Percebi que muitos problemas das minhas pacientes tinham relação com os maridos, questões sexuais e afins. Então, comecei a realizar ‘consultas em duplas’, nas quais o marido acompanha a mulher”, explicou. Assim, a médica aproveita e faz também a consulta preventiva inicial com o homem.
Cada profissional presente apresentou informações sobre as abordagens de suas respectivas áreas em relação ao câncer. O Dr. Arnaldo, após uma explicação sobre câncer de mama, alertou que “muitas vezes, pacientes chegam com câncer avançado porque tiveram vergonha ou não quiseram buscar ajuda”. Nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e enfermeira trouxeram informações valiosas de como cada especialidade pode contribuir no tratamento e na qualidade de vida da pessoa com câncer.
Campanhas
As campanhas mundiais de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama (Outubro Rosa) e próstata (Novembro Azul) acontecem há anos e têm o propósito de compartilhar informações, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti é referência no atendimento em Oncologia para a 9ª Regional de Saúde e admitiu 807 casos novos em 2022. Atualmente, conta com 1.198 pessoas em tratamento - 596 de câncer de mama e 282 de câncer de próstata.
Mín. 20° Máx. 28°