Somente neste ano, foram registradas oito picadas de escorpiões que levaram as vítimas a procurar atendimento médico em Marechal Cândido Rondon. Na última terça-feira (12), uma pessoa foi internada em virtude da picada de um escorpião. Na ocasião, foi aplicado o soro antiescorpiônico, devido à picada da espécie Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo. Ainda na semana passada, a paciente seguia em recuperação no seu domicílio, apresentando quadro estável.
Em razão dessas ocorrências, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon orienta os cidadãos a respeito dos riscos representados pelos escorpiões, além de sugerir ações a serem tomadas.
O surgimento do escorpião amarelo tem aumentado, principalmente no centro, sendo essa a espécie responsável por acidentes graves em bebês, crianças e idosos. Esse escorpião possui veneno altamente tóxico. Já o escorpião preto, Bothriurus sp, não tem veneno tóxico, resultando em acidentes de pouca gravidade.
A Vigilância Sanitária, em parceria com o setor de Endemias, realiza buscas ativas nas áreas de presença do escorpião amarelo, a fim de encontrar e eliminar o animal peçonhento, impedindo a sua multiplicação.
Os especialistas recomendam, como medidas preventivas, vedar ralos com telinhas, ou até com meias finas; preencher buracos e rachaduras de construção (massa expansiva de PU); colocar protetores de porta; não acumular entulhos (telhas empilhadas, restos de construção, cerâmicas quebradas, folhas); manter o quintal sem mato e com a grama aparada; realizar a limpeza periódica das caixas de gordura e de fossas.
Ao encontrar um escorpião, é sugerido entrar em contato com a Vigilância Sanitária, localizada à rua Independência nº 940, sala 3, centro, telefone 3254-9956 e WhatsApp (45) 99932-7425. Nesta semana, o atendimento ocorre das 7h às 13h. O e-mail de contato é vigilanciamcr@hotmail.com.
Mín. 20° Máx. 29°