22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Referência estadual e nacional em Segurança Alimentar e Nutricional, Toledo sedia II MOPESAN

A segurança alimentar é o conjunto de ações que buscam garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentação nutritiva e que atenda suas necessidades diárias para uma vida saudável

24/06/2023 às 10h51
Por: Redação Fonte: Assessoria/Toledo
Compartilhe:
Referência estadual e nacional em Segurança Alimentar e Nutricional, Toledo sedia II MOPESAN
Referência estadual e nacional em Segurança Alimentar e Nutricional, Toledo sedia II MOPESAN

O auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico foi o palco, nesta sexta-feira (23), da II Mostra Paranaense Experiências em Segurança Alimentar e Nutricional (MOPESAN). O evento, de âmbito estadual e promovido pela Prefeitura de Toledo, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Administração, reuniu diversas autoridades no setor em nível estadual e nacional com o objetivo de compartilhar experiências de sucesso para o alcance do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). 

Um dos presentes é o coordenador de articulação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar, Elcio de Souza Magalhães, destacou que a vinda para Toledo tem como objetivo buscar boas experiências. “Estamos fortalecendo as políticas de combate à fome. Aqui temos bons exemplos que podem contribuir com estratégias para melhorar programas. Toledo é uma referência em Segurança Alimentar e Nutricional, a partir da Cozinha Social, uma articuladora, que traz resultados muito bons. É uma história bem sucedida de referência estadual e nacional”.

Entre os apontamentos do representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), estavam o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, desenvolvido no âmbito municipal, a Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social) que coordena a produção dos alimentos para os oito restaurantes populares, para a merenda escolar e para programas sociais desenvolvidos por diversas secretarias municipais. “Tudo isso soma aproximadamente 20 mil atendimentos diários, entre refeições completas e lanches”, comentou o secretário de Administração, Andriws Prestes.

A segurança alimentar é o conjunto de ações que buscam garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentação nutritiva e que atenda suas necessidades diárias para uma vida saudável. “Toledo tem feito isso, tem cuidado da alimentação saudável das pessoas, seja pelos restaurantes populares, por meio da merenda escolar e até mesmo por meio do fornecimento de alimentos adquiridos dos agricultores familiares e entregues às famílias que possuem o Cadastro Único (CadÚnico). Isso dá dignidade para as pessoas e traz mais saúde”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa. 

Essas ações têm colocado Toledo em posição de destaque por suas ações eficientes em relação à segurança alimentar e nutricional. “Só cuida de gente, quem gosta de gente. Temos ciência desse fator. Por isso, nosso município tem, a partir de seu território, buscado oferecer alimento saudável e digno aos seus cidadãos e ampliando ainda mais nossas ações”, disse o prefeito Beto Lunitti citando o Banco de Alimentos, que teve contrato para o início das obras assinado na última quinta-feira (22). Atualmente, o Brasil tem 33 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, que engloba tanto quem tem uma alimentação ruim quanto quem não tem o que comer.

Todos os participantes foram recepcionados com um café da manhã preparado pela Cozinha Social e uma apresentação do Circo da Alegria, um dos projetos sociais atendidos pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo. Após a mesa de abertura, que contou ainda com o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Wilson João Zanin, da coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) Márcia Cristina Stolarski, do promotor do Ministério Público do Paraná (MPPR) José Roberto Moreira, da representante da Prefeitura de Cascavel Gabriela Franceschini e do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Toledo Carlinhos Fornari, foram iniciadas as palestras e apresentação de experiências dos municípios participantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias