A criação da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas foi uma das marcas do primeiro ano de mandato do deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR) na Câmara dos Deputados. A defesa da educação pública é um dos eixos da atuação de Veneri, que foi eleito coordenador da Frente.
Responsáveis pela quase integralidade das pesquisas científicas no País e um dos principais instrumentos de inclusão social e redução das desigualdades, as nossas instituições de ensino precisam de todo o apoio para poder funcionar e ampliar a oferta do ensino superior público e gratuito.
Com a Frente, ganhamos mais um espaço para debater e encaminhar as políticas públicas para o ensino superior, com destaque para a discussão sobre a participação das universidades no orçamento público.
Assim foi feito na primeira audiência da Frente realizada em Curitiba com servidores e corpo docente da Universidade Federal do Paraná. A proposta é fazer essa escuta da comunidade universitária em vários estados.
Alvo de um processo de corte de receitas e desvalorização desde o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff, as nossas universidades começam a ser vistas como prioridade no projeto de reconstrução de um país soberano que tem como uma das bases a existência de um sistema de ensino superior universal, público, gratuito e de qualidade, destacou Veneri.
Mín. 20° Máx. 31°