Crédito: CoWomen/Unsplash)
A maneira como recebemos e interagimos com o entretenimento tem sido notavelmente transformada pelas plataformas de vídeo sob demanda (VOD), como Netflix, Amazon Prime e Hulu. Esses serviços nos conferem liberdade e flexibilidade nunca antes vistas, oferecendo um catálogo abundante de filmes e séries para serem consumidos quando e onde desejarmos. No entanto, apesar do avanço e da popularidade do VOD, a televisão tradicional e a sua estrutura programática de conteúdo ainda demonstram um valor considerável.
O vídeo sob demanda virou o jogo, remodelando a maneira como interagimos com o vídeo. No entanto, com um número infinito de opções de conteúdo, muitos de nós já experimentamos a paralisia da escolha, passando mais tempo navegando pelo catálogo do que realmente assistindo.
A maneira como recebemos e interagimos com o entretenimento tem sido notavelmente transformada pelas plataformas de vídeo sob demanda (VOD), como Netflix, Amazon Prime e Hulu. Esses serviços nos conferem liberdade e flexibilidade nunca antes vistas, oferecendo um catálogo abundante de filmes e séries para serem consumidos quando e onde desejarmos. No entanto, apesar do avanço e da popularidade do VOD, a televisão tradicional e a sua estrutura programática de conteúdo ainda demonstram um valor considerável.
O vídeo sob demanda virou o jogo, remodelando a maneira como interagimos com o vídeo. No entanto, com um número infinito de opções de conteúdo, muitos de nós já experimentamos a paralisia da escolha, passando mais tempo navegando pelo catálogo do que realmente assistindo.
Em contrapartida, a TV tradicional nos oferece a tranquilidade de uma programação linear. A seleção cuidadosa do conteúdo e a possibilidade de sintonizar um evento ao vivo com outros milhares de espectadores proporciona uma experiência de coletividade que o on demand tem dificuldade em replicar.
Contudo, as linhas entre esses dois mundos estão se tornando cada vez mais tênues. Recentemente, o TechCrunch divulgou que a Netflix, líder no segmento, planeja transmitir seu primeiro evento esportivo ao vivo, marcando sua primeira incursão no território da TV tradicional. Os eventos esportivos, em especial, possuem uma capacidade de unir e cativar o público como poucos.
Outros grandes players também estão trilhando este caminho. A Amazon Prime Video já transmite jogos ao vivo da Premier League e da NFL, e a Hulu lançou a Hulu + Live TV, uma oferta que funde conteúdo sob demanda com canais ao vivo.
Essa tendência emergente de mesclar VOD e TV linear não é uma simples colisão de opostos, mas uma harmonização de elementos complementares, que destacam o melhor que cada formato pode oferecer. Com a comodidade e a personalização do VOD, aliadas à familiaridade e estrutura da programação linear, as plataformas de streaming estão proporcionando uma experiência de visualização mais ampla e variada.
Essa simbiose pode resolver o problema da paralisia da escolha tão presente no On demand. Ao adicionar programação linear, as plataformas podem oferecer uma seleção criteriosa de programas e eventos ao vivo, dando algum sentido e orientação em meio ao oceano de opções que o VOD tem a oferecer.
Acredito que à medida que avançamos, é previsível que a distinção entre os dois formatos se torne obsoleta, gerando um ecossistema único e integrado de mídia.
Cesar Sponchiado
Fundador e CEO da TunAd
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