Na tarde desta quarta-feira (24), no auditório da Prefeitura de Cascavel aconteceu uma importante capacitação voltada para os profissionais farmacêuticos atuantes em farmácias de dispensação. O foco do evento foi a realização de exames de análises clínicas (EAC) dentro desses estabelecimentos.
Promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, o treinamento foi uma resposta à Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 786/2023, em vigor desde agosto do ano passado. Essa resolução abriu a possibilidade legal para que as farmácias realizem os EAC, mas também estabeleceu a necessidade de capacitação para garantir a adequação e qualidade desses serviços.
“O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimento sobre a legislação vigente relacionada à realização de exames de análises clínicas em farmácias e à atuação dos profissionais habilitados nestas ações, buscando orientar medidas necessárias ao cumprimento de biossegurança a fim de minimizar a exposição quanto aos riscos à saúde da população e qualidade dos serviços prestados”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Roznae Campiol, que coordenou a capacitação.
A resolução trouxe mudanças significativas nos procedimentos laboratoriais e definiu critérios técnicos e sanitários para o funcionamento dos laboratórios clínicos, incluindo os serviços oferecidos pelas farmácias nesse contexto. Além disso, a resolução visa aprimorar o cuidado farmacêutico, focando na prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos.
Durante a capacitação, foram abordados temas como os requisitos de infraestrutura física, recursos materiais, gestão de qualidade, controle de qualidade e gerenciamento de processos. Foi ressaltado que, embora as farmácias possam realizar os EAC, elas não devem atuar como postos de coleta laboratorial.
Mín. 20° Máx. 31°