O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, sancionou a Lei da Inteligência Artificial, que estabelece princípios e diretrizes para a adoção e o uso da Inteligência Artificial (IA) na administração pública municipal direta e indireta, no último dia 22 de abril.
Nessa mesma linha da modernidade, em março, a capital paranaense também criou a Secretaria Municipal de Inteligência Artificial, conforme sanção da Lei Municipal 16.321/2024, considerado um passo de vanguarda para o avanço nas ações de cidades inteligentes. “A cidade mais inteligente do mundo mais uma vez é pioneira no Brasil ao regular o uso da inteligência artificial na administração pública, abrindo caminhos para outros municípios”, destacou o prefeito.
Valores éticos
A nova legislação define valores éticos e diretrizes que o Município deve seguir na implementação e utilização da Inteligência Artificial, como transparência; respeito à privacidade e proteção dos dados dos cidadãos; indicação clara e precisa do responsável pelas ações delegadas às inteligências artificiais; inclusão; e medidas de resguardo a possíveis danos causados por decisões submetidas às IAs.
Iniciativas da Prefeitura de Curitiba com a IA.
Inteligência Artificial é tema do Forum Faciap
A Inteligência Artificial será tema do Fórum Faciap, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, que ocorrerá no Museu Oscar Niemeyer, no dia 25 de julho de 2024. Para mais informações, clique AQUI
Mín. 20° Máx. 29°