Desta quinta-feira (2) até 10 de maio estarão abertas pelo formulário eletrônico:
https://forms.gle/aaveFb5w2QyW1QaMA as inscrições para a participação de entidades sociais de Foz do Iguaçu na Gincana Criança Amiga da Saúde, que terá como tema “Saúde Única – Pessoas, Animais e Meio Ambiente”. Serão distribuídos R$ 300 mil para as dez instituições vencedoras. No ano passado, a campanha era voltada apenas para as escolas do município.
A Gincana é uma ação cultural e educativa de mobilização social, sem fins lucrativos, com o objetivo de conscientizar e mobilizar ações práticas e educativas, promovendo saúde única. A iniciativa reúne a Itaipu Binacional, o GT Saúde e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Para o gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, Kleber Vanolli, também coordenador do GT-Saúde, “a ideia é conscientizar o maior número de pessoas possível sobre o perigo da dengue, que pode levar à morte”.
Com mais de 19.253 casos notificados e mais de 3.445 confirmações da doença no município, Foz do Iguaçu decretou no final de março situação de emergência por epidemia de dengue. Todos os proprietários de imóveis já estão notificados para manter seus quintais, terrenos e edificações limpos.
Há muitos anos, a cidade enfrenta epidemias da doença, principalmente pela sua localização em área de fronteira. A maior ocorreu no ano epidemiológico 2022-2023, com mais de 55 mil casos confirmados da doença e 22 mortes.
Quem pode se inscrever?
Podem participar instituições sem fins lucrativos que atendam crianças de 8 a 11 anos de idade. Todas as entidades inscritas receberão exemplares de uma cartilha elaborada pelo GT-Saúde. Na cartilha é abordado sobre o método Wolbachia, que está sendo implantado em Foz do Iguaçu. A ação consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti que receberam a bactéria Wolbachia, que impede a transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.
A mudança do público-alvo da gincana, antes voltada para escolas e agora com foco nas entidades assistenciais, é para ampliar o leque de oportunidades a outras instituições, assim como otimizar recursos. A temática da dengue será trabalhada com as escolas municipais no projeto “Educação para Saúde e Sustentabilidade: combate ao mosquito Aedes aegypti”, proposto pelo PTI em parceria com a Itaipu Binacional.
Premiação
Os 10 projetos sociais que desenvolverem as melhores iniciativas e obtiverem a maior pontuação, seguindo os temas da Cartilha de Saúde Única, receberão como premiação até R$ 50 mil. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
gtsaude@hmcc.com.br, telefone 45 3576-8000 ou WhatsApp (45) 99905-8593, com Bruna.
Foto da cartilha. Crédito: Divulgação.