20°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Deputado Professor Lemos (PT) se solidariza com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e condena fake news

Em pronunciamento no plenário da Assembleia, o parlamentar defendeu unidade nas ações de apoio às vítimas das chuvas e destacou o esforço do governo federal no auxílio à reconstrução do estado.

13/05/2024 às 11h11 Atualizada em 13/05/2024 às 11h14
Por: Redação Fonte: Alep
Compartilhe:
Créditos:Divulgação/Assessoria Parlamentar
Créditos:Divulgação/Assessoria Parlamentar

A situação dramática enfrentada pela população do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas que já afetaram 388 municípios no estado foi tema de pronunciamento do deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa na sessão plenária desta tarde (7). O deputado defendeu unidade nas ações de apoio às vítimas das chuvas e destacou o esforço do governo federal no auxílio à reconstrução do estado.

“Neste momento é muito importante que haja unidade entre todos e todas na recuperação do estado e no apoio às vítimas dessa tragédia. Precisamos agir para proteger as vidas que estão em risco e ajudando nas ações de reconstrução”, disse.

Lemos destacou que o governo federal não está medindo esforços para garantir proteção às vítimas, às pessoas que estão atuando nas operações de resgate e na reconstrução do estado. Até esta terça-feira (7), o governo Lula já destinou R$ 1,5 bi para o Rio Grande do Sul.

“O Paraná e demais estados vem se esforçando nesse sentido. O governo federal, através do presidente Lula, esteve duas vezes no Rio Grande do Sul e determinou que o que for necessário será investido para proteger vidas e recuperar o Estado. O presidente anunciou também que os ministérios já começaram a liberar verbas emergenciais para o estado, afetado por fortes chuvas. Esses recursos já somam, ao todo R$ 1,5 bilhão”, pontuou.

Ações de solidariedade

Durante o pronunciamento, Lemos destacou que movimentos sociais e sindicatos ligados à educação estão realizando campanhas solidárias para auxiliar as vítimas da tragédia. 
“Vários movimentos sociais estão em campanha pelo nosso país com o objetivo de enviar recursos neste momento em que a população do Rio Grande do Sul está precisando muito. O MST, por exemplo, está mobilizado no país inteiro, seja na captação de recursos, seja no auxílio com alimentação através das cozinhas solidárias”, argumentou.

“A educação também está mobilizada. Aqui no paraná, a APP-Sindicato nos seus 29 núcleos regionais e na sede estadual em Curitiba está recebendo doações, assim como todos os sindicatos ligados à educação no Brasil. A CNTE, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação está em campanha pela arrecadação de recursos. Todas essas mobilizações são importantes para que a população gaúcha supere esse momento dramático”, completou.

Combate às fake news

A disseminação de fake news envolvendo a tragédia que assola o Rio Grande do Sul também foi criticada pelo deputado durante o discurso no plenário da Assembleia Legislativa. Lemos condenou os criminosos que se aproveitam desse momento para espalhar mentiras e disse que esse tipo de ação é desrespeitosa com a população do estado.

“É muito importante que essas mentiras sejam cessadas. Tem gente ganhando dinheiro com a disseminação de fake news, são criminosos que estão se aproveitando de um momento em que o povo está sofrendo, está frágil e estão espalhando inverdades sobre os mais diversos temas. Isso não pode continuar. As mentiras estão fazendo muito mal ao povo gaúcho, é um desrespeito com a população que está sofrendo com a tragédia”, concluiu.

Créditos:Divulgação/Assessoria Parlamentar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias