A comunidade de Boa Vista está muito orgulhosa dos estudantes da Escola Rural Municipal Santo Antônio. Foi fundada, na tarde desta terça-feira (4), em assembleia realizada no salão da Igreja Católica da comunidade (Capela São Francisco), a Cooperativa Escolar Mirim Santo Antônio (Coopersan).
Várias lideranças políticas e empresariais prestigiaram o evento. Entre elas, a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a diretora da Escola Rural Municipal Santo Antônio, Silvane Viana Foscarini; e a presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Meridional, Solange Pinzon de Carvalho Martins, que liderou uma comissão de diretores e colaboradores da instituição financeira, que tem a Secretaria da Educação de Toledo como principal parceira nesta iniciativa.
A Coopersan conta com 20 associados, que aprovaram, na primeira assembleia, o estatuto social e elegeram os componentes dos conselhos Administrativo e Fiscal (confira lista completa no fim da matéria). “São alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que já tinham uma vocação empreendedora, comercializando produtos na sala de aula. Em vez de suprimir esta aptidão, a escola deu todo o apoio para que eles seguissem por este caminho com mais qualidade, apresentando novos conceitos. A direção entrou em contato com o Sicoob, que se prontificou a ensinar as crianças sobre os conceitos do associativismo e, em apenas três meses, nasceu esta cooperativa”, relata a professora-orientadora do projeto, Vaniria Bianchi.
Em seu primeiro discurso como presidente da Coopersan, Felippe Gabriel Broring falou a respeito dos principais objetivos de seu mandato. “Temos bem clara a meta de participar ativamente da nossa comunidade, fortalecendo os laços de coleguismo e da Economia Solidária entre nós, princípios que facilitarão o desenvolvimento de habilidades que farão as portas do conhecimento abrirem para todos nós”, pontua.
A diretora da Escola Santo Antônio parabenizou os estudantes pela fundação da Coopersan. “Hoje é um momento histórico para Boa Vista. É gratificante estar à frente de um estabelecimento de ensino com crianças que estão tão interessadas na construção de uma comunidade melhor. Este programa do Sicoob em parceria com a Secretaria da Educação de Toledo veio para fortalecer aquilo que já era muito forte em vocês”, constata.
Em sua fala, a secretária da Educação destacou a importância de pais e professores para o futuro das crianças. “Nossos mestres merecem todo nosso respeito, pois entregam suas vidas para compartilhar o conhecimento que possuem. A missão de educar, contudo, é dos pais e falo para os que estão aqui: só se faz isso bem feito dando bons exemplos e impondo autoridade”, salienta. “Os princípios do cooperativismo também contribuem para este processo, tanto que estamos elaborando uma proposta curricular para a rede municipal de ensino que permitam que os alunos coloquem a ‘mão na massa’, a aprenderem fazer fazendo e quantas vezes forem necessárias até acertar”, complementa Marli.
Solange destaca que já, com a Coopersan, já há 28 cooperativas mirins escolar em funcionamento na área de abrangência do Sicoob Meridional – seis somente em Toledo e uma sétima, no distrito de São Luiz do Oeste, com fundação prevista ainda para o segundo semestre deste ano. “Criamos este programa porque realmente acreditamos nos benefícios do cooperativismo e não entrava na nossa cabeça que há ainda tanta resistência a este conceito. A partir destas crianças estamos demonstrando que, sim, cooperar é economicamente sustentável e socialmente viável, pois a prioridade é o bem-estar das pessoas, não o lucro”, ressalta.
Além dos pais dos alunos, também estiveram presentes membros de outras cooperativas escolares mirins que já funcionam em Toledo. Elas estão vinculadas às escolas Miguel Dewes (Cooemide), Osvaldo Cruz (Cooemoc), Duque de Caxias (Cooperduque), André Zenere (Coopemaz) e Orlando Luiz Basei (Coopermolb).
Encerrada a assembleia de fundação, os presentes foram convidados a apreciarem um coffee break especialmente preparado pela Cozinha Social. Os membros da Coopersan também ficaram à disposição de clientes interessados em comprar trufas e crisps produzidos pela cooperativa.
Conselho Administrativo – A composição do Conselho Administrativo aprovado na assembleia de fundação fica da seguinte forma: como presidente, Felippe Gabriel Broring; vice-presidente, Brendo Augusto dos Santos; 1ª secretária, Manuella Tessari; 2º secretária, Luiz Martins Minussi; 1º tesoureiro, Miguel Fernando Slongo; 2ª tesoureira, Hingridy Sophia Riendas Pigozzo; 1º diretor de produção e comercialização, Júlio César Schumacher; 2ª diretora de produção e comercialização, Hayla Maria Brasil Meira; 1ª diretora de comunicação, divulgação e cultura, Bárbara Bianchi; 2º diretor de comunicação, divulgação e cultura, Nicolas Henrique Kuhn Susin.
Conselho Fiscal – A chapa inscrita e aprovada para o Conselho Fiscal ficou assim: Arthur Arcanjo Pigozzo, Lara Boesing e Miguel Augusto Foscarini como titulares; e Ludmila Roberta Willers, Miguel da Cunha Clemente e Miguel Felippi de Souza como suplentes.
Mín. 20° Máx. 28°