Como Karnal nos lembrou no seu discurso, evento do lançamento da biografia singular de João Carlos Martins, pianista, maestro e um dos maiores intérpretes de Bach, "...ostra feliz não produz pérolas..." 83 anos produzindo pérolas. Todos nós precisamos das interpéries, dos desconfortos, das inquietações, das imperfeições, as quais nos impulsionam a superações. Nos levam a lugares desconhecidos, que antes intransponíveis, agora possíveis. Precisamos saber o que temos o dom e a capacidade de produzir. Qual é o nome da pérola que conseguimos produzir? Se não avançarmos, como saberemos?
Negar e fugir da dificuldade não faz pérolas. A pérola não vem quando está tudo bem, não vem quando a dificuldade não aparece. Precisamos comemorar também os obstáculos, pois através deles que vem as melhores pérolas e você conhecerá a força do poder que há em você. Precisamos do problema para sair do nosso lugar comum.
Que pérolas teremos a capacidade de produzir? A gente não sabe, até quando começar! O problema não deveria ser um impedimento, mas o motivo para lutar.
Esses microfragmentos que se colocam dentro da nossa indignação, podem se transformar em alguma coisa muito poderosa e valiosa.
Tenho usado a dificuldade para desistir ou a querer me superar? Quem chegou, não foi porque não teve dificuldades, chegou porque não desistiu. Chegou porque usou as dificuldades para avançar. E a vida é sobre isso! Transformar cada dificuldade em algo significativo! João Carlos que o diga!
Cladesnei Estefânia Schneider
Mín. 20° Máx. 24°