A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná debateu a conectividade no campo na Invetum 2024, o maior evento multissetorial de inovação do Paraná, realizado em Pato Branco.
Na quinta-feira (6), o presidente da comissão, deputado Fabio Oliveira (Podemos), participou de um painel ao lado de Giles Balbinotti, diretor-superintendente da Secretaria de Estado da Inovação; Ricardo Montanher, diretor comercial do Grupo Ligga; e Jaffer Besen, líder de inovação do Sistema Ocepar.
Durante o painel, o deputado ressaltou a importância do tema conectividade no campo na comissão temática da Assembleia. “No que depender da Assembleia Legislativa e das leis que precisarem ser aprovadas para beneficiar o paranaense com a conectividade, serão aprovadas”, afirmou Fabio Oliveira.
Para o deputado, a união de esforços permitirá que o Paraná se torne um estado cada vez mais conectado. “Sempre defendi que a solução da conectividade no Paraná não está na tecnologia, pois temos várias opções no mercado. O problema era financeiro. Todos deveriam contribuir, desde o setor produtivo, empresas até o governo do estado”, disse.
Uma audiência pública realizada em agosto do ano passado debateu o tema junto ao setor produtivo, empresas, governo do estado e outros interessados.
A conectividade rural também contribui para o desenvolvimento econômico e social. Dados do IPEA mostram que, a cada 1% de aumento no acesso à internet, o PIB cresce 0,19%.
Outro dado importante do Banco Mundial, com base em um estudo de 2019, afirma que a expansão da internet fixa em áreas rurais pode aumentar o IDH em 0,2 em 10 anos. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com base em dados de 2020, mostra que a universalização da banda larga pode aumentar o PIB em 5% em 10 anos. Já a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), com base em dados de 2021, afirma que a internet pode reduzir a pobreza em 10% em 10 anos.
Mín. 20° Máx. 31°