A população de Toledo está convidada a participar da audiência pública em que poderá conhecer melhor e opinar a respeito da concorrência pública da concessão do transporte coletivo urbano de passageiros. O evento será realizado nesta sexta-feira (14), às 18h30, no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Alcides Donin e será transmitido pelas redes sociais do governo municipal.
Na ocasião, haverá uma explanação a respeito dos principais pontos que poderão constar ou não no edital licitatório. As diretrizes deste documento, elaborado por grupo de trabalho que tem realizado estudos e se reunido periodicamente desde o início do ano, priorizam a prestação de um serviço com qualidade, mais ágil, eficiente e seguro, com o menor valor possível de tarifa.
Após a audiência pública, o governo municipal redigirá o termo de referência que orientará o processo licitatório previsto para setembro deste ano, quando se encerra o contrato com a concessionária atual. A empresa vencedora do certame terá a concessão do transporte coletivo urbano de passageiros pelo período de 10 anos, sendo possível prorrogá-la uma vez por igual período.
Entre os pontos a serem alinhados estão, por exemplo, ferramentas de fiscalização (com a instituição de um verificador independente, a exemplo do que já é feito na parceria público-privada [PPP] da iluminação pública), idade da frota, modelos de veículos que serão utilizados em cada linha, criação ou alteração de itinerários, exploração de espaços publicitários (em mobiliários urbanos e monitores) em veículos e paradas, dispositivos de acessibilidade (elevadores para cadeirantes e sistema de som para deficientes visuais nos ônibus). “Estamos propondo um novo modelo de mobilidade urbana, que envolve tecnologia e conforto no nosso transporte coletivo. Outro ponto que nos é muito caro diz respeito à isenção de passagem para os estudantes. É uma questão complexa e, para se tomar a melhor decisão, a participação popular é fundamental, seja na forma presencial ou acompanhando pelos canais digitais oficiais do município”, convida o prefeito Beto Lunitti.
Acessibilidade
Outro ponto para o qual a licitação da concessão do transporte coletivo urbano dará atenção é a acessibilidade. Este foi o tema do encontro realizado na tarde desta quarta-feira (12) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito entre representantes dos poderes Executivo (liderados pelo prefeito Beto Lunitti e pelo vice Ademar Dorfschmidt) e Legislativo (vereador Genivaldo Jesus), da Viação Sorriso de Toledo e da Associação Toledana de Esporte e Cultura (Atec).
Na ocasião, os associados à entidade apresentaram reclamações sobre o mau funcionamento dos elevadores para cadeirantes dos ônibus da concessionária. O chefe do Executivo falou a respeito do processo licitatório que será iniciado em breve e que estão sendo estudadas ações voltadas para o melhor atendimento possível a pessoas que usam cadeira de rodas com o menor impacto possível na tarifa, o que inclui aspectos que vão das boas condições dos pontos de ônibus à manutenção destes veículos.
O gestor da Sorriso de Toledo, Daniel Kopicz, assegurou que todos os 48 ônibus com elevador, antes de saírem da garagem, pela manhã, passam por testes e que não vão pra rua se este equipamento apresentar alguma falha. Ele divulgou o número do seu celular pessoal entre os membros da Atec e disse ainda que todos os motoristas são orientados a ligar para a empresa caso a avaria ocorra durante o dia e que existe um protocolo para não deixar o cadeirante parado por muito esperando a solução do problema ou a passagem do próximo veículo em que ele possa embarcar.
Mín. 22° Máx. 30°