A Coopavel realizou no início deste mês de julho a 1ª Semana Interna de Prevenção e Combate ao Incêndio. As atividades foram promovidas pela área de Segurança do Trabalho da cooperativa em parceria com brigadistas, líderes de unidades e Corpo de Bombeiros.
Houve simulações, exposições e disseminação de informações sobre incêndios, seus riscos e o que deve ser feito para evitar ocorrências. “Também levamos aos nossos colaboradores informações do que deve ser feito caso uma situação dessas aconteça. Eles aprenderam, durante os exercícios realizados, o que podem fazer e para onde ir para se proteger”, informa o engenheiro de Segurança do Trabalho Itamar Cassol.
Os trabalhos de orientação foram realizados nas unidades do complexo industrial da Coopavel, em Cascavel, e também nas filiais, atualmente distribuídas por 24 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. “Todo esse movimento visa a proteção das pessoas, que são o nosso maior patrimônio, e estamos satisfeitos com o comprometimento de todos e com grau de compreensão dos conteúdos apresentados”, acrescenta Itamar.
Prevenção
A Coopavel adota inúmeras medidas preventivas para minimizar ao máximo riscos de incêndios em suas estruturas. A cooperativa realiza manutenção regular e preventiva em todos os equipamentos, sistemas elétricos, sistemas de aquecimento e refrigeração. Oferece treinamentos contínuos aos funcionários sobre segurança no trabalho, procedimentos de emergência e uso de equipamentos de segurança.
Também conduz inspeções de segurança regulares para identificar e corrigir potenciais riscos antes que se tornem problemas. Adota medidas especiais para armazenar produtos químicos e materiais perigosos, seguindo todas as normas de segurança e mantendo-os em locais ventilados e afastados de fontes de ignição. Implementa a política de não fumar em áreas nas quais produtos inflamáveis estão armazenados ou onde o risco de incêndio é alto.
E ainda garante que o local de trabalho esteja equipado com dispositivos de segurança inspecionados regularmente. Conta com sistemas de controle de acesso para limitar a entrada de pessoas não autorizadas em áreas sensíveis ou perigosas da empresa. E faz monitoramento contínuo, como câmeras de segurança e sensores, para detectar anomalias ou situações de risco rapidamente.
Mín. 21° Máx. 32°