22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Ora-pro-nóbis tem contraindicações? Saiba como consumir a planta

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível rica em nutrientes. Nutricionista explica como incluí-la na alimentação

26/07/2024 às 16h47
Por: Redação Fonte: Metrópole
Compartilhe:
Getty Images
Getty Images

ora-pro-nóbis é uma planta bastante valorizada por suas propriedades nutricionais. Rica em proteínas, vitaminas e minerais, ela tem ganhado popularidade entre aqueles que buscam um estilo de vida saudável. Mas será que existe alguma contraindicação?

De acordo com a nutricionista Mariana Ferrari Fernandes, que trabalha na Beneficência Portuguesa, em São Paulo, não há estudos que relatem riscos ou contraindicações para o consumo da ora-pro-nóbis.

No entanto, uma recomendação importante é ter cuidado com o oxalato presente na planta. Embora ele seja naturalmente eliminado pela urina, o consumo excessivo de oxalato pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas com pré-disposição. Além disso, o oxalato, dependendo da sensibilidade da pessoa, pode interferir na absorção de minerais no intestino.

“O consumo deve ser moderado, como de qualquer alimento”, afirmou Mariana Ferrari Fernandes, em entrevista anterior ao Metrópoles.

A nutricionista sugere que o consumo seja de 100 gramas da folha por dia, o equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.

A quantidade é o suficiente para obter de 3 gramas de proteínas (cerca de 3,7% da ingestão diária recomendada), 5 gramas de fibras (20%), além de 7 mg de ferro (25%), 342 mcg de vitamina A (35%), 10 mg de vitamina C (12%) e 13 mg de zinco (90%).

Confira alguns benefícios do consumo de ora-pro-nóbis

1 – Fortalece o sistema imune

A vitamina C presente na ora-pro-nóbis desempenha um papel crucial no fortalecimento do sistema imunológico. Ela protege as células de defesa do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, que deterioram a camada exterior das células.

2 – Diminui o colesterol

As fibras da planta ajudam a reduzir a absorção de gordura, formando uma espécie de capa no intestino que diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

3 – Previne o envelhecimento precoce

Graças à presença de vitamina A e betacaroteno, a ora-pro-nóbis ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres na pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias