O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) reuniu-se, na última quarta-feira, 24, com representantes do setor produtivo para discutir a Licença de Aquicultor(a). Durante o encontro, o ministro André de Paula ressaltou a importância da participação do setor produtivo nas decisões. "A inclusão do setor produtivo nas tomadas de decisão, resolução de demandas e ponderações é essencial para a construção do futuro da aquicultura brasileira, para que a equipe técnica do Ministério possa entender as necessidades de quem vive a atividade. A ideia é que possamos estar atentos ao que podemos fazer para avançar", disse.
O Paraná possui aproximadamente 8.000 piscicultores, com a maior parte da produção concentrada na região oeste do estado. O deputado federal Zeca Dirceu, que participou da articulação do pedido da licença junto ao Ministério da Pesca, destacou a importância da licença para a atividade no Paraná. "Essa atividade representa uma parte da atividade econômica do nosso estado, que gera emprego e renda para a população", explicou.
Nesta sexta-feira, 26, a associação de piscicultores PEIXE-PARANÁ expressou seu agradecimento ao deputado Zeca Dirceu, ao ministro André de Paula e à outras lideranças pela prorrogação da licença da portaria 209/MPA. Em uma nota, o presidente da associação, Valerio Angelozzi, agradeceu a colaboração de diversas entidades e lideranças envolvidos na prorrogação da licença. "Destacamos a iniciativa da PEIXE Paraná e o trabalho dedicado de todos os envolvidos, que demonstraram a força e a capacidade de mobilização do setor. Agradecemos também ao deputado federal Zeca Dirceu, à Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Paraná, ao Sindicato Rural de Palotina, à Cocari e à Coopermota, que foram fundamentais para o sucesso dessa empreitada", expressou.
O presidente da PEIXE-Paraná também afirmou que a união de todos os envolvidos permitiu alcançar resultados significativos para a causa. "Cada um foi imprescindível para essa conquista, e cada gesto de solidariedade nos enche de esperança e renova nossas energias. Que esse exemplo de cooperação e solidariedade nos inspire a continuar lutando por nossos ideais e acreditando na força da união", concluiu.
Zeca Dirceu ainda comentou que a prorrogação da licença é de extrema relevância da medida para a economia local. "A pesca e a aquicultura são setores fundamentais para a nossa economia, especialmente na região oeste. A prorrogação da licença é uma vitória para todos os piscicultores que dependem dessa atividade para seu sustento. Continuaremos a trabalhar para apoiar e fortalecer esse setor vital", concluiu.
Mín. 22° Máx. 30°