O deputado Zeca Dirceu (PT) disse nesta terça-feira, 20, em entrevista à imprensa, que as reações de um grupo de parlamentares ao ministro Alexandre Moraes (STF) tratam-se, na verdade, do medo da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) investigado por Moraes no STF pela tentativa de golpe em janeiro de 2023 contra a democracia brasileira.
"A reação histérica e insana de alguns deputados ligados ao bolsonarismo, na verdade tem uma razão: medo da prisão do Bolsonaro. Foi ele que organizou, incentivou o que aconteceu em 8 de janeiro do ano passado na tentativa de golpe, tentativa de derrubar os três poderes. Eles morrem de medo porque sabem que é o ministro Alexandre de Moraes do STF que tem essa tarefa de conduzir os inquéritos, encaminhar as decisões do que aconteceu no dia 8 de janeiro", completou.
Zeca Dirceu disse que ataques ao ministro não são motivados pelas "bobagens" de detalhes processuais, o que classificou de muito barulho por nada. "Se o ministro tinha ou não que despachar para ele mesmo, já que era ao mesmo tempo presidente do TSE e ministro do STF, acho que é um debate e questionamentos. Mas a reação não é por esse motivo", disse.
Os bolsonaristas, segundo o deputado, têm medo de prisão e da cadeia. "Muita gente foi presa e, obviamente, vai continuar sendo presa. Eles tentaram romper a democracia no país, queriam derrubar o presidente eleito, queriam derrubar os três poderes. Isso não vai ficar impune. Não vai ter anistia. A disputa que está colocada é essa".
Emendas PIX
Questionado pela imprensa, Zeca Dirceu também comentou a decisão do ministro Flávio Dino (STF) que cobra transparência das chamadas emendas e disse acreditar no diálogo entre os três poderes. "Para chegar a um termo que permita melhor transparência em todo esse processo de liberação das emendas".
"Vejo boa vontade do governo federal, Na decisão do ministro Flávio Dino, inclusive, uma série de cobranças já são cumpridas. Eu fui prefeito por duas vezes em Cruzeiro do Oeste. Eu convivo com centenas de prefeitos que me apoiam, que tem relação com o meu mandato. Muitas daquelas exigências que o ministro Flávio Dino coloca na discussão dele, já são cumpridas por uma boa parte dos municípios", disse.
Mín. 22° Máx. 30°