A materialização da experiência turística, por meio do projeto Souvenir Inovador. Esse foi o tema que reuniu na tarde de quinta-feira, 22, em uma das salas da Itaipu Parquetec, artesãos empreendedores de vários municípios do Oeste do Parana.
O primeiro, de uma sequência de quatro encontros gratuitos, promovidos pelo Sebrae PR, foi aberto por Sara Fernanda Moraes (Coordenadora da Adetur e credenciada do Sebrae), com a participação de Silvana Gomes (gerente de Turismo Sustentável Itaipu Parquetec), Sandra Finkler (diretora técnica do Conselho dos Municípios Lindeiros e da Adetur) e Maísa Silvestre (consultora do Sebrae).
A ocasião foi marcada pela presença dos integrantes que estão dispostos a encarar esse novo desafio, bem como a explanação das ações que serão desenvolvidas em cada encontro, além da fala de pessoas que estão exercendo o artesanato como principal fonte de renda e demonstraram na prática como é possível alavancar o setor como uma fonte bem sucedida.
De acordo com a jornalista, Ciliany Perdoná, que há três anos vive a experiência do artesanato em cestaria e mesa posta, “a qualidade dos produtos, bem como a valorização correta de cada peça, faz com que o feito à mão seja alavancado para um outro patamar”. “O estigma de que o feito à mão é algo simples, de menor valor, faz parte de outros tempos. Hoje, o turista , assim como o cliente final, preza por algo útil e bem feito. O valor acaba sendo uma consequência e ele paga para ter uma experiência única“, disse ela.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros explanou sobre o tema souvenir e despertou nos participantes, novas ideias para a criação de souvenir, que serão colocadas em prática nos próximos encontros.
Mín. 22° Máx. 34°