22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Comunidade do Coopagro e região conhece projeto de reurbanização da Cirne Lima

Moradores compareceram em peso à audiência pública realizada na noite desta terça (18) no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel e tiraram dúvidas a respeito do projeto

19/07/2023 às 18h37
Por: Redação Fonte: Assessoria/Toledo
Compartilhe:
Moradores compareceram em peso à audiência pública realizada na noite desta terça (18) no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel e tiraram dúvidas a respeito do projeto
Moradores compareceram em peso à audiência pública realizada na noite desta terça (18) no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel e tiraram dúvidas a respeito do projeto

O auditório do Centro da Juventude (CJU) Mariana Luiza Von Borstel ficou pequeno para o grande público que foi acompanhar a audiência pública promovida pelo governo municipal com o objetivo de apresentar o projeto de reurbanização da Avenida Ministro Cirne Lima, no trecho de 2.100 metros entre a Rua Carlos Barbosa e o parque linear do Arroio Marreco. O evento, realizado na noite desta terça-feira (18), representou uma grande oportunidade para moradores e empresários da Grande Coopagro conhecerem detalhes, tirarem dúvidas e fazerem sugestões às intervenções que serão realizadas na principal via daquela região da cidade.

A audiência pública foi prestigiada por lideranças comunitárias, vereadores e pelo prefeito Beto Lunitti, que fez a abertura do evento e falou sobre a importância desta obra para o crescimento de Toledo. “Depois da Sanga Jacutinga está se formando o Cristo Rei, o maior bairro da nossa cidade. Neste cenário, a intervenção na Cirne Lima é fundamental, pois temos a intenção de executar uma obra completa: bonita, mas com eficiência do ponto de vista da mobilidade urbana e da segurança”, salienta.

Em seguida, o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Sincler Gustavo Miguel, destacou a importância desta obra para a cidade como um todo. “A exemplo da Avenida São João, a Ministro Cirne Lima é um dos principais corredores entre as regiões norte e sul, além de servir como ligação entre duas rodovias [BR 163 e PR 317]. Portanto, para muitos que chegam por aqui pela primeira vez ou depois de muito tempo, esta avenida representa a primeira impressão que vão guardar de Toledo”, salienta.

Morador da região, o vereador Genivaldo Jesus parabenizou o prefeito e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt pela qualidade do projeto apresentado. “Em 2021, quando a atual gestão assumiu, foram iniciados os estudos sobre como melhorar o fluxo nesta via tão importante. Será uma obra de extrema importância para a região na qual os moradores desta região e todos os munícipes só têm a ganhar”, avalia.

Logo após, a diretora de Planejamento Urbano, Tainara Aline da Silva, apresentou à comunidade os detalhes do projeto de reurbanização da Avenida Ministro Cirne Lima, que visa oferecer maior fluidez e segurança a condutores e pedestres que transitam pela via. Para isso, várias intervenções em passeios e guias (seguindo as normas vigentes de acessibilidade), canteiros centrais, luminárias, ciclovia, acessos, galerias pluviais, rotatórias, recuos e recapes serão realizadas.

Após a fala da diretora, foi aberta a palavra para os presentes, que apresentaram suas dúvidas e demandas. Em seguida, o diretor do Departamento de Receita, da Secretaria da Fazenda e Captação de Recursos, Jaldir Anholeto, deu detalhes sobre os investimentos necessários para a execução da obra (com duração prevista em 12 meses e orçamento, em valores atuais, de R$ 7,440 milhões) e sobre a contribuição de melhoria que 137 proprietários de imóveis precisarão pagar, condição necessária para a Câmara de Vereadores aprovar a reurbanização da Cirne Lima.

Feitos estes esclarecimentos, o prefeito Beto Lunitti colocou as questões relacionadas ao projeto e à contribuição de melhoria em votação. Por aclamação, ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade. “Todo esse processo feito aqui, com a gravação em áudio desta audiência pública, que será degravada pelo departamento competente, comporá documentação que vai para a Câmara Municipal cuja opinião, em aprovar ou reprovar, é soberana. Se houver anuência do Legislativo, nós já definimos que essa obra ficará a cargo da Emdur [Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo], que iniciará os trabalhos ainda em 2022”, assegura o chefe do Executivo Municipal, que, antes de encerrar o evento, agradeceu a presença da comunidade e disse que preza pela participação popular nas decisões mais importantes de sua gestão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias