O prefeito Beto Lunitti sancionou, na tarde da última sexta-feira (21), a Lei 2.638/2023, que permite a Prefeitura de Toledo associar-se ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) – o texto foi publicado na edição de hoje do Órgão Oficial. O ato contou com a presença do primeiro (Mario Cesar Costenaro) e o atual presidente (Rainer Zielasko) da entidade.
Autor da proposta aprovada pela Câmara de Vereadores, o chefe do Executivo Municipal teve ao seu lado os secretários do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Diego Bonaldo) e da Fazenda e Captação de Recursos (Jadyr Claudio Donin), e os titulares da Procuradoria-Geral do Município (Mauri Ricardo Refatti) e da Assessoria Especial do Governo (Márcio Antônio Borges). O Legislativo foi representado pelo presidente da Casa, Dudu Barbosa.
Antes da sanção, Beto Lunitti mencionou projetos desenvolvidos em sua gestão, como a parceria público-privada (PPP) da iluminação pública e o programa “Toledo é + Seguro!”, mas enfatizou as ações que o governo municipal tem realizado pela Educação. “Entre outros benefícios, investir nesta área representa, no médio e longo prazo, avanços no desenvolvimento de produtos e serviços que contribuirão para o crescimento do nosso ecossistema crescimento tecnológico, um ativo que será decisivo para o futuro do nosso município”, pontua.
Rainer falou da importância de entender a necessidade de cada município. “Há cidades que precisam de mais apoio para se desenvolverem economicamente, outras que requerem uma atenção maior na questão da sanidade agropecuária e ainda aquelas que necessitam de suporte quanto à empregabilidade de sua população economicamente ativa. O POD, por meio de suas câmeras técnicas, reúne lideranças e especialistas que podem oferecer soluções para estes problemas, permitindo um diálogo mais integrado entre os diversos municípios”, analisa.
Em sua fala, Bonaldo destacou o fato de que estamos diante de um momento onde as lideranças vem “abaixando os muros”, onde poder publico e outras instituições podem opinar e propor ações, todos entendendo seu papel na sociedade. “É a partir da melhoria destes relacionamentos que poderemos concretizar o sonho de termos uma Toledo ainda mais próspera pelos próximos 20 ou 30 anos”, avalia.
Por fim, o prefeito de Toledo sugeriu a aproximação com outras regiões e com municípios que são referências em políticas públicas, como Maringá. “Para construir coisas novas e estarmos prontos para suprir as novas demandas, é preciso sair da caixinha e aprender com aqueles que estão à nossa frente em termos de inovação”, pontua.
Mín. 22° Máx. 30°