A Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) promove nesta quinta-feira (27), no auditório da Universidade Paranaense (Unipar - câmpus I – Av. Parigot de Souza, 3636), o 1º Seminário Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento, que está sendo realizado em parceria com a Embaixada Solidária e a Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Foz do Iguaçu), visa à formação de servidores, agentes de enfrentamento e público em geral a respeito do assunto.
As inscrições para o seminário, que tem o tema “Tráfico de pessoas em Toledo: como identificar?”, podem ser feitas no site (https://forms.gle/JNExvGjt9ng74t4N8) ou local, a partir das 8h. Às 8h30 será servido café da manhã e, logo após, às 9h, será realizada a solenidade de abertura.
Mais três palestras serão ministradas em seguida: “Tráfico de pessoas: conceitos gerais”, às 9h30; “Tráfico humano: complexidades e modalidades”, às 10h30; e “Caracterização das vítimas”, às 10h30. As atividades pela manhã serão encerradas com debate, às 11h30.
Mesa-redonda (13h30) e palestras “Conteúdos específicos para a rede: repressão” (14h30) e “Conteúdos específicos para a rede: assistência” (15h30) estão no cronograma do período vespertino. Antes do encerramento, às 16h30, haverá ainda, às 16h, plenário na qual serão abordadas perspectivas de ação e reflexões finais.
Coração Azul
O 1º Seminário Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será promovido no clima do “Coração Azul”, campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar ações de combate a este crime durante julho. É neste mês, no dia 30, que se recorda o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
O tráfico de seres humanos é caracterizado por todas as ações que tiram a dignidade e/ou a liberdade do indivíduo. Entram nessa tipificação as explorações infantil, laboral e sexual, muito comuns nas regiões com migrantes.
Mín. 22° Máx. 30°