Durante esta semana, a Secretaria da Educação de Toledo (Smed) está promovendo, em sua sede, a segunda etapa da Formação Continuada TiX Letramento. Estão participando 45 professores da rede municipal de ensino que são especialistas em educação especial e atuantes nas salas de recursos multifuncionais e de atendimento educacional especializado (AEE). O conteúdo do curso, relacionado ao material utilizado pelo programa TiX Letramento, está sendo ministrado pela equipe do Grupo Acton, empresa que fornece o item à Smed.
Por acreditar que o professor é a peça-chave para impulsionar qualquer tipo de inovação e desafio, a Smed tem atribuído à categoria o papel fundamental na mudança de conceitos e paradigmas acerca da utilização dos recursos da informática na educação, garantindo as transformações e contribuindo com as inovações nas metodologias educacionais. “Por isso, para que a prática pedagógica com a Plataforma Educacional Simplix seja um sucesso, faz-se necessário que eles conheçam seu potencial e as possibilidades de subsidiar, complementar e oferecer alternativas para os processos comunicativo e educacional, de forma a garantir a interação e a inclusão sociodigital, pois acreditamos que não deve haver obstáculos que impeçam a comunicação, a interação e a participação social efetiva das pessoas com diferentes tipos de deficiência, transtornos, singularidades, altas habilidades e superdotação”, analisa a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.
Composto por um teclado e três tipos de acionadores assistivos, que podem ser utilizados em qualquer dispositivo, como celulares, tablets e notebooks, o “TiX Letramento” é uma plataforma educacional que visa universalizar o ensino básico para pessoas com deficiência de todas as faixas etárias. Os kits são utilizados por 23 unidades escolares que contam com AEE e Sala de Recursos Multifuncionais presentes no Centro Integrado de Políticas Educacionais (Cipe) e na Coordenação de Educação Especial Inclusiva, na sede da Smed. “Atualmente, estudantes e professores estão diante de um novo modo de ensinar, de aprender e de se comunicar. Por meio das TIC, as Tecnologias da Informação e da Comunicação,está acontecendo o rompimento de barreiras, bem como a criação de novos espaços de aprendizagem. E é nesse cenário tecnológico, que garante a acessibilidade, que a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) tem contribuído para propiciar, de fato, a expressão, participação, autonomia, qualidade de vida e inclusão das pessoas com ausência ou prejuízo da fala”, frisa a coordenadora pedagógica da área de Educação Especial da Secretaria da Educação de Toledo, Patrícia Fabiane Schnorenberger.
Mín. 22° Máx. 30°