A segurança nos educandários de Marechal Cândido Rondon está sendo intensificada através do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira). Nesta tarde de quinta-feira (13), o secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, e o subcomandante do BPFron, major Eldison Martins do Prado, acompanhados de policiais, deram início a um protocolo de reforço na segurança dos estabelecimentos escolares, após o ocorrido em Blumenau no dia 05 de abril.
O major Prado pontua que o BPFron está somando esforços nas tratativas de ampliação da segurança pública, em atendimento a uma solicitação feita pelo governo do estado à PM (Polícia Militar). “O BPFron reforça o policiamento nos municípios com rondas ostensivas, patrulhamentos e abordagens nas imediações dos educandários, além da permanência em posições estratégicas”, adianta.
“A atuação direta para minimizar a possibilidade de crimes tem como objetivo melhorar a sensação de segurança nos ambientes escolares. Na semana passada, houve reunião na prefeitura com representantes de diversos segmentos e de forças de segurança, na qual o prefeito mostrou-se preocupado com a questão”, menciona ele.
Conforme o major, algumas linhas de atuação já vêm sendo adotadas, enquanto outras estão em processo de implantação. “Frisamos ser essencial os pais e responsáveis redobrar a atenção, observar condutas que podem ser perigosas, além de filtrar informações e levar ao conhecimento das autoridades para saber a veracidade ou não”, detalha.
Segundo ele, um passo importante foi dado apesar do momento indesejado pelo ocorrido. “Algo positivo que pode ser tirado disso é a conscientização dos cidadãos e profissionais. Outras medidas dizem respeito aos controles de acesso que estão sendo revistos e ao fluxo de pessoas, melhorias nas estruturas, portões, muros, tudo para se antecipar a um eventual comportamento diferenciado de algum frequentador. Tudo está sendo estudado. Teremos mais segurança e pessoas disponíveis a colaborar com a segurança na região”, finaliza o major Prado.
Mín. 22° Máx. 30°