Segunda, 14 de Julho de 2025
Publicidade

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende novo programa de regularização fundiária do Paraná

Na avaliação do deputado, o programa promove a interação entre aquilo que disciplina a legislação federal e as atribuições dos municípios.

Por: Redação Fonte: Alep
04/11/2024 às 11h09 Atualizada em 04/11/2024 às 16h32
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende novo programa de regularização fundiária do Paraná
Créditos:Divulgação/Assessoria Parlamentar

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu nesta quarta-feira, 30, a criação do Programa Regulariza Paraná. O projeto do governador Ratinho Junior (PSD) agiliza a regularização fundiária de imóveis construídos em áreas do Estado em espaços urbanos ou em ilhas fluviais. “Com essa lei, vamos resolver a vida de milhares de famílias paranaenses”, afirmou.

Na avaliação do deputado, o programa promove a interação entre aquilo que disciplina a legislação federal e as atribuições dos municípios. “É um grande avanço e um programa extremamente importante para famílias que muitas vezes constroem um patrimônio, mas não têm direito a este ativo. Não são donas do lugar onde vivem”, considerou.

O deputado ressaltou que na época em que foi Secretário de Habitação e presidente da Cohapar, entre 1991 e 1994 e 2003 e 2006, iniciou os programas de regularização fundiária no Estado. “Tratei pela primeira vez da regularização fundiária no Paraná e me orgulha ter um livro escrito sobre este tema tão importante, publicado pela Editora Juruá”, afirmou.

Inovações

Segundo Romanelli, nos últimos anos a questão da regularização fundiária teve grandes inovações no País. Ele citou a criação, por lei federal, do Reurb (Regularização Fundiária Urbana), que desburocratizou os processos de reconhecimento de propriedades em áreas ocupadas irregularmente. “Uma iniciativa que permite aos municípios, juntamente com os cartórios, fazer a regularização e titulação de forma direta, sem passar pelo Judiciário”.

De acordo com o projeto de lei, a Cohapar vai operacionalizar o novo programa. No texto do projeto, o governo estadual sustenta que a iniciativa vai “garantir o direito social à moradia digna e às condições de vida adequadas” aos beneficiários. A matéria voltará ao plenário da Assembleia Legislativa para novas votações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
FOTO: CHRISTIAN RIZZI - CÂMARA DE FOZ
Foz do Iguaçu Há 4 horas

Prefeitura de Foz recebe R$ 6,5 mi da Câmara para saúde, asfalto e pagamento de servidores

Devolução parcial do duodécimo é a maior da história do município; General Silva e Luna exalta parceria como fundamental para o avanço da cidade

Curitiba, 14 de julho de 2025 - O governador em exercício Darci Piana durante anúncio da Junta Comercial e o Decreto de Baixo Risco. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Economia Há 6 horas

Paraná terá ferramenta de georreferenciamento para acelerar abertura de empresas

Novo sistema, oferecido às prefeituras pela Junta Comercial do Paraná, vai automatizar consulta sobre a viabilidade locacional para abertura de novos negócios. Atualmente, 80% do tempo total gasto para abertura de empresas está relacionado à consulta manual de endereços.

Meio Ambiente Há 6 horas

Governo do Estado institui Conselho Comunitário Consultivo da Ilha do Mel

Órgão, de caráter consultivo e propositivo, é vinculado administrativamente à Unidade de Administração da Ilha do Mel (Unadim) e vai atuar em colaboração direta com Comitê Gestor, garantindo a efetiva participação da comunidade nas ações locais.

Emilly Silva Matheus, residente técnica que fez um projeto sobre o LIV. do TECPAR Foto: Hedeson Alves/TECPAR
Inovação Há 6 horas

Residente do Tecpar cria manual para projetos em BIM na indústria farmacêutica

O protótipo do projeto inovador foi desenvolvido pela arquiteta residente técnica do Tecpar, Emilly Silva Matheus, como trabalho de conclusão do curso pós-graduação em Inovação, E-Gov e Tecnologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Do estágio ao nível superior: Agências do Trabalhador têm 22 mil vagas disponíveis Foto: Ari Dias/AEN
Economia Há 10 horas

Do estágio ao nível superior: Agências do Trabalhador têm 22 mil vagas disponíveis

Além das vagas tradicionais, o Estado também oferece oportunidades para profissionais com curso técnico ou superior em áreas como administração, engenharia, direito, pedagogia e logística. Há ainda vagas de estágio, com destaque para as áreas de marketing, pedagogia, contabilidade e recursos humanos.

Lenium - Criar site de notícias