O deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), homenageou o coletivo Marmitas da Terra com uma Menção Honrosa nesta terça-feira (12). A homenagem foi entregue no plenário aos integrantes do grupo, que atuam na produção e distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Lemos enalteceu a relevância da iniciativa promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “O Marmitas da Terra é mais uma ação louvável do MST. Esse trabalho fortalece a solidariedade e a construção de um mundo mais justo”, afirmou o parlamentar. "Portanto, essa singela homenagem é mais do que justa. Iniciativas como esta nos fazem acreditar que um mundo justo, fraterno e solidário seja possível. Seguimos juntos, na construção deste mundo”, completou.
História de solidariedade
O Marmitas da Terra nasceu em maio de 2020, durante a pandemia, como parte da Campanha de Solidariedade do MST. O projeto uniu trabalhadores rurais e urbanos na produção de marmitas para pessoas em situação de rua e em ocupações urbanas de Curitiba e Região Metropolitana.
Desde o início, já foram distribuídas mais de 185 mil refeições, preparadas com alimentos saudáveis e provenientes de áreas da Reforma Agrária. Além disso, mais de 60 toneladas de alimentos foram colhidas na horta comunitária do Assentamento Contestado, fortalecendo a produção orgânica e sem veneno.
Comida saudável e políticas públicas
A iniciativa também promove a reflexão sobre políticas públicas que incentivem a criação de cozinhas comunitárias como solução para o combate à fome. O coletivo organiza mutirões no Assentamento Contestado, reunindo voluntários para plantar, cuidar e colher alimentos que são destinados à confecção de refeições saudáveis e variadas.
O Marmitas da Terra é exemplo de integração entre trabalhadores rurais e urbanos, mostrando que ações coletivas e solidárias podem transformar vidas e combater a insegurança alimentar.
Mín. 20° Máx. 30°