Domingo, 20 de Abril de 2025
20°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Em Toledo, seminário regional debate combate ao tráfico de pessoas

Com apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situação

Por: Redação Fonte: Assessoria/Toledo
28/07/2023 às 07h03
Em Toledo, seminário regional debate combate ao tráfico de pessoas
Com apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situação

O auditório do câmpus I da Universidade Paranaense (Unipar) em Toledo recebeu nesta quinta-feira (27) a primeira edição do Seminário Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) em parceria com a Embaixada Solidária e a Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CTETP) de Foz do Iguaçu, visa à formação de agentes que saibam identificar e a agir diante de uma situação suspeita.

Com o tema “Tráfico de pessoas em Toledo: como identificar?”, o seminário foi aberto com breves falas de algumas das autoridades e lideranças presentes: o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, José Roberto Moreira; titular da SMDH, Rosiany Favareto; coordenador da CTETP/Foz do Iguaçu, José Carlos Souza da Silva; e presidente da Embaixada Solidária, Edna Nunes da Silva.

Em seus pronunciamentos, José Carlos e Edna destacaram que o tráfico de pessoas é um das maiores atrocidades do mundo atual. “Oficialmente nossa câmara existe desde 2018, mas a semente foi plantada em nosso coração quatro anos antes, quando a Campanha da Fraternidade tratou deste problema que acomete sobretudo imigrantes e populações altamente vulneráveis”, relata o coordenador, que é integrante da Cáritas da Diocese de Foz do Iguaçu. “Fico muito feliz em ver esta questão sendo elevada à condição de política pública e também por ver tanta gente interessada em conhecer melhor este assunto que representa uma grave violação dos direitos humanos”, destaca a presidente.

Por sua vez, Rosiany e José Roberto trataram da invisibilidade com a qual o tema ainda é tratado pela comunidade em geral. “Temos neste auditório representantes de diversas políticas públicas, pessoas que estão na ponta, no atendimento direto à população. É importante a presença de todos para que o assunto ‘tráfico de pessoas’ seja trazido à luz, e contamos com o apoio de vocês, dos poderes constituídos e da sociedade toledana para esta difícil missão”, convida a secretária. “De 2000 para cá, a população de Toledo cresceu 50% e este aumento fez surgir novas demandas e devemos nos adaptar a realidades que desconhecíamos até bem pouco atrás. As soluções não estão prontas, é preciso inovar. Antes, porém, devemos, por meio de entendimentos entre Estado e sociedade, entender a situação do tráfico de pessoas, elaborar estratégias e executá-las”, comenta o promotor.

Em sua fala, Ademar mencionou a tragédia ocorrida na tarde desta quarta-feira (26) em razão da explosão em um dos silos da fábrica de rações da C. Vale, a qual tinha resultado, até o momento do seu pronunciamento, em oito vítimas fatais. “É uma manhã muito triste para o Oeste do Paraná, tanto que o prefeito Beto Lunitti se deslocou até Palotina para oferecer suporte e prestar solidariedade. Estamos à frente de uma gestão que gosta de cuidar das pessoas e não poderíamos nos eximir desta responsabilidade numa hora dessas”, pontua. “E é em função deste zelo para com a população mais vulnerável que, por exemplo, criamos a SMDH, que, a despeito de todas as críticas que recebemos, aglutinou várias pastas de forma a dar a vários grupos um atendimento mais amplo, oferecendo-lhes um tratamento integral e compreendendo as peculiaridades de cada pessoas que recorre aos serviços oferecidos pelo município. Tivemos a coragem de implementar ações que, a princípio, pareciam ser impopulares, mas hoje já começamos a colher os frutos da decisão que tomamos”, avalia o vice-prefeito.

 

Formação

A formação aos participantes do 1º Seminário Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi iniciada com a distribuição da cartilha “Tráfico de pessoas: o que é? Informações relevantes para a atuação em Foz do Iguaçu e Toledo”, material que também serviu de subsídio para o 9º Seminário Internacional da Tríplice Fronteira, realizado em Foz do Iguaçu na última quinta-feira (20). Após a solenidade de abertura, uma sequência de palestras e outras dinâmicas apresentou o conteúdo básico a respeito do assunto principal do evento.

A primeira delas – “Tráfico de pessoas: conceitos gerais e panorama do fenômeno em âmbito nacional e internacional” – foi com a jornalista e professora universitária Rosane Amadori, que está elaborando tese sobre o assunto no doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras que ela está cursando no câmpus Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). “Este tema tem preocupado cada vez mais as autoridades de todo o mundo e deixo aqui meus parabéns à Prefeitura de Toledo e ao Ministério Público local por estarem atentos a esta situação, ouvindo também vozes de toda a sociedade em busca de soluções. Um município melhor se faz com uns cuidando bem dos outros”, destaca. “O seminário realizado em Foz na semana passada e agora o de Toledo são alusões ao “Coração Azul”, campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar ações de combate a este crime durante julho, pois é neste mês, no dia 30, que se recorda o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, acrescenta.

Depois de Rosane, a advogada e consultora empresarial Anna Paula Patruni, que é mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras, tratou do tema “Tráfico humano: complexidades, modalidades e aspectos relevantes”. As palestras no período da manhã seguiram com a consultora e professora universitária Verônica Maria Teresi, que é doutora em Ciências Humanas em mestre em Direito Internacional, falou a respeito de “Caracterização das vítimas do tráfico de pessoas, vulnerabilidades e interseccionalidade: a construção da Política Pública de enfrentamento”. Para encerrar a primeira parte do evento, “O Combate ao Tráfico de Pessoas pela Polícia Federal” foi abordado na fala do chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes da corporação, Cristiano Eloi, que já trabalhou por vários em área de fronteira e hoje é professor da Academia Nacional de Polícia.

As atividades do período vespertino foram iniciadas com mesa-redonda da qual participaram a titular da SMDH, o promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, a presidente da Embaixada Solidária e representantes de forças de segurança: o comandante da 1ª Companhia do 19° Batalhão de Polícia Militar e a responsável pela Delegacia da Mulher, Ana Cris Oliveira. Em seguida, Anna Paula e Cristiano trataram do tema “Repressão ao tráfico de pessoas” e Verônica falou a respeito de ações de “Assistência às vítimas”.

Logo após sua fala, Verônica permaneceu no palco e, ao lado de Anna Paula e Rosane, comandou a plenária de encerramento “Perspectivas de ação e reflexões finais”. Por fim, os palestrantes foram agraciados de forma simbólica com obras de arte assinadas pela artista plástica Larissa Salgado e doadas pela Embaixada Solidária, as quais têm como elementos principais o pássaro, animal que simboliza a migração daqueles que percorrem longas distância em busca de melhores condições de vida, e a flor, que traduz a esperança de um recomeço para todas as vítimas do tráfico de pessoas que foram resgatadas e acolhidas, recuperando a liberdade e a esperança – a sublimação destas telas foi viabilizada pelo projeto “Faces, Mulheres pelo Mundo”, uma parceria da entidade com o Rotary Clube de Toledo – Aliança.

Com apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situação

Com apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situação

Com apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situaçãoCom apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situação

Com apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situação

Com apoio de parceiros, SMDH realizou nesta quinta (27), no câmpus I da Unipar, evento que visou à formação de agentes que saibam identificar e agir nesta situação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados à alimentação escolar da rede estadual de ensino são orgânicos Foto: Lucas Fermin/SEED
Economia Há 5 horas

1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano Foto: Fundepar
Educação Há 5 horas

Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções.

24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil no Enade Foto: Aline Jasper/UEPG
Educação Há 3 dias

24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil

O conceito 5, que indica excelência acadêmica, foi obtido por cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Conhece alguém que quer aprender a ler e escrever? Inscrições para o Alfabetiza Paraná encerram em 15 de maio Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
Educação Há 4 dias

Aulas gratuitas nas escolas estaduais: inscrições para o Alfabetiza Paraná vão até 15 de maio

Para se inscrever, é preciso ter 15 anos ou mais e não ter sido alfabetizado na idade apropriada. As aulas são presenciais e gratuitas, com dois encontros semanais. A carga horária total é de 300 horas e os estudantes recebem alimentação, caderno de atividades e kit de material escolar.

UEM e Unioeste têm nota máxima e Paraná confirma 3° melhor ensino superior do Brasil Foto: Jéssica Natal/UEPG
Educação Há 4 dias

UEM e Unioeste têm nota máxima e Paraná confirma 3° melhor ensino superior do Brasil

Os resultados posicionam o Paraná atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais e à frente do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Ao todo, são 48 instituições paranaenses classificadas nas faixas 4 e 5 do Índice Geral de Cursos (IGC), que indica os níveis mais altos de excelência acadêmica no país.

Marechal Cândido Rondon, PR
27°
Parcialmente nublado
Mín. 20° Máx. 28°
28° Sensação
0.89 km/h Vento
56% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h52 Nascer do sol
06h52 Pôr do sol
Segunda
25° 18°
Terça
26° 18°
Quarta
27° 18°
Quinta
22° 18°
Sexta
22° 18°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,80 -0,10%
Euro
R$ 6,62 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 519,836,18 +0,03%
Ibovespa
129,650,03 pts 1.04%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias