20°C 24°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Ganhando o Mundo: Fundação Araucária firma acordo com Universidade de Compiègne

Acordo se dá por meio do Programa Ganhando o Mundo da Ciência. Objetivo é proporcionar o intercâmbio de estudantes paranaenses de graduação para a realização de estágios de pesquisa e fortalecer as colaborações acadêmicas de alunos da pós-graduação.

03/12/2024 às 07h13
Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Compartilhe:
Ganhando o Mundo: Fundação Araucária firma acordo com Universidade de Compiègne Foto: Fundação Araucária
Ganhando o Mundo: Fundação Araucária firma acordo com Universidade de Compiègne Foto: Fundação Araucária

A Fundação Araucária recebeu nesta segunda-feira (02) uma delegação de pesquisadores e professores da Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), na França, liderada pela presidente da instituição, Claire Rossi. Durante o encontro, as diretorias das duas instituições assinaram um acordo de cooperação para mobilidade acadêmica de estudantes de instituições de ciência e tecnologia do Paraná com a universidade francesa, iniciativa que integra o programa Ganhando o Mundo da Ciência.

O objetivo é proporcionar o intercâmbio de estudantes graduação para a realização de estágios de pesquisa e fortalecer as colaborações acadêmicas e de pesquisa internacionais de alunos da pós-graduação entre o Paraná e o país europeu. O acordo de colaboração tem duração de quatro anos podendo ser renovado por igual período.

“A parceria do Paraná com a UTC está completando 40 anos. Uma parceria de muito desenvolvimento conjunto e com impacto significativo na formação de engenheiros e pesquisadores e no desenvolvimento do Estado. E agora, com o Ganhando o Mundo da Ciência, vamos ampliar bastante esta cooperação”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

 

Por meio do programa, a Universidade de Tecnologia de Compiègne vai oferecer 50 bolsas de mobilidade. Serão 46 para bolsistas da iniciação científica e quatro para a pós-graduação. “É uma vontade da UTC continuar aumentando a transversalidade, fortalecendo a parceria. Por isso estamos aqui, muito felizes por assinar este acordo, para continuar a aumentar a colaboração", enfatizou a presidente da UTC, Claire Rossi,

“Este acordo permitirá acolher ainda mais estudantes na UTC para continuarmos trabalhando juntos nesta formação, trazendo a engenharia da UTC para a formação, mas também, potencialmente, desenvolvendo parcerias de pesquisa para doutorandos e pós-doutorandos”, afirmou.

A vigência do acordo será de janeiro de 2025 a dezembro de 2028, que viabilizará a mobilidade por no máximo seis meses dentro deste período, com todos os gastos custeados pela Fundação Araucária. A Instituição divulgará em breve as diretrizes para orientação das inscrições junto à UTC, que será responsável pela seleção dos alunos em conjunto com a Araucária.

“O programa é uma ótima oportunidade para fortalecer os laços de cooperação acadêmica, científica e de inovação entre o Paraná e a UTC. Além da participação dos nossos alunos e pesquisadores em cursos para os estágios de pesquisa, há também a complementação da proficiência com a oferta de quatro semanas pela UTC de cursos de francês. Esperamos que os alunos selecionados iniciem a sua mobilidade em agosto de 2025”, explicou a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati.

 

PROGRAMA – Baseado no programa existente nas escolas da rede estadual, o Ganhando o Mundo Ciência leva estudantes que fazem ou fizeram estágio de iniciação científica nas instituições de ensino superior do Estado para um intercâmbio de até oito meses no Exterior. Além dos alunos, o programa também é voltado aos professores doutores, que podem fazer um estágio de pesquisa pós-doutoral em áreas consideradas estratégicas para o Estado, como forma de contribuir para qualificar o Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. 

O programa já conta com três países e está em fase de negociação com outros. O primeiro acordo foi firmado com a Kyoto Prefectural University (Japão), em seguida com a Universidade de Alberta (Canadá) e a Universidade de Tecnologia de Compiègne é a terceira.

O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).”

CONVITE – A delegação francesa veio a Curitiba a convite da diretoria da Fundação Araucária para o evento em comemoração aos 40 anos de cooperação entre Paraná e a Universidade de Tecnologia de Compiègne, que será realizado na próxima quarta-feira (04) no Campus da Indústria – FIEP. Durante a passagem pela Capital, os franceses visitarão as Universidades Federal e Tecnológica Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Renault do Brasil, em São José dos Pinhais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Unioeste comemora 30 anos com cerca de 50 mil alunos formados no Paraná
Unioeste Há 22 horas Em Educação

Unioeste comemora 30 anos com cerca de 50 mil alunos formados no Paraná

A história da Unioeste em Cascavel começou no final dos anos 1960, com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel, e ela virou universidade em 1994. Nesse período mais de 50 mil profissionais foram formados nas salas da instituição.
Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias
Matrículas Há 5 dias Em Educação

Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias

Solução digital desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação agora pode ser usada também por alunos da rede municipal. O sistema é gratuito, fácil de utilizar e dá mais praticidade para os pais, que podem acessar de onde estiverem.
Consultas do Parceiro da Escola serão realizadas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro em 177 colégios
Educação Há 5 dias Em Educação

Consultas do Parceiro da Escola serão realizadas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro em 177 colégios

Participam da votação 177 unidades da rede estadual de ensino de 98 cidades, selecionadas após a sanção da lei. O horário ampliado visa garantir a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem o futuro da gestão administrativa e educacional nas instituições de ensino elegíveis
Ansiedade e empolgação: alunos da rede estadual vivem expectativa de ganhar o mundo
Educação Há 1 semana Em Educação

Ansiedade e empolgação: alunos da rede estadual vivem expectativa de ganhar o mundo

Maior edição do programa de intercâmbio estudantil do Governo do Paraná, vai levar 1.300 alunos para cinco países: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Durante quatro a cinco meses, estudarão em escolas locais, convivendo com famílias anfitriãs e estarão imersos em novas culturas.
Lenium - Criar site de notícias