A safra de milho safrinha nas áreas de atuação da Copagril está dentro das expectativas da cooperativa e dos associados.
Com a colheita já em andamento nas áreas de atuação da Copagril, os percentuais já colhidos no Paraná chegam a 48%, enquanto no Mato Grosso do Sul, o percentual atingido chega a 25%, totalizando uma média de 37% entre os dois estados.
Embora a safrinha apresente uma produção menor em comparação a safra de verão, a produção de milho tem sido satisfatória. Alguns associados têm alcançado até 400 sacas alqueires, já no panorama geral, a colheita tem rendido 260 sacas alqueire colhidas. Esses números estão dentro das expectativas esperada pela cooperativa e os associados.
Em relação à umidade, cerca de 99% do milho entregue pelos associados estava abaixo de 22% estipulado pela cooperativa, em média os grãos entregues estavam com 19% de umidade, esse percentual otimiza a secagem e agiliza a entrega.
O controle da umidade é dos principais pontos para garantir a qualidade do grão durante seu processo de armazenagem. Por isso, a Copagril realiza o processo de secagem quando o cereal recebido está fora do padrão estabelecido, a fim de evitar problemas como aquecimento e degradação dos grãos que serão posteriormente utilizados para a produção de ração.
Considerando os valores de produção, o alto fluxo nas entregas tem sido recorrentes e deixado os produtores ansiosos para descarregar e voltar o mais rápido possível para a lavoura. O diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, garante que a baixa umidade do cereal que está sendo entregue tem reduzido as filas e agilizando o recebimento.
As filas nas unidades de recebimento da Copagril é resultado da alta produtividade, significa que estamos tendo uma safra dentro do esperado, ou seja, dentro da expectativa. Se o clima continuar estável e ajudando o produtor, é possível que tenhamos uma produção maior do que a esperada, rendendo excelentes resultados para a cooperativa e os associados, declara Podkowa.
Os próximos dias preveem condições climáticas favoráveis para a colheita, resultando em um grão mais seco, e como consequência agilizado em todo o processo de secagem e entrega.
A equipe técnica da Copagril está preparada para atender a todos os associados e produtores com este alto volume de entrega, buscando garantir resultados satisfatórios para todos.
Mín. 22° Máx. 34°