O dia 31 de julho de 2023 ficará para a história da Guarda Municipal (GM) de Toledo, iniciada em 13 de maio de 1994. Na manhã desta segunda-feira (31), em solenidade realizada em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, aconteceu o lançamento do “Toledo é + Seguro!” e os dois principais atos do evento foram a entrega oficial de armamento de fogo a 47 integrantes que participaram e foram aprovados em treinamento com carga horária de 660 horas e a ativação das primeiras câmeras particulares na Central de Videomonitoramento da corporação, que tem capacidade operacional para até 1.000 unidades simultâneas.
O ato foi prestigiado por lideranças políticas, empresariais e de forças da segurança de toda a região. E não é para menos: por meio de um conjunto de ações baseadas no tripé inteligência-tecnologia-inovação, o “Toledo é + Seguro!” tem o claro objetivo de fazer o município ter os menores índices de criminalidade do Paraná e do Brasil.
Atualmente, o município já conta com 250 câmeras próprias, incluindo as que se encontram nas imediações de prédios públicos, como escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis), e as 80 do tipo OCR (que faz a leitura de placas de veículos) que estão em pontos estratégicos da cidade. Ainda no escopo da “Toledo é + Seguro!”, foi implementada recentemente a Patrulha Escolar (com botão de pânico para situações extremas) e uma nova tecnologia, ainda em fase de testes, está sendo utilizada no controle do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Em breve, a administração municipal pretende realizar concurso público com o objetivo de ampliar o efetivo da Guarda Municipal e também criar uma Patrulha Rural, para a qual serão adquiridos veículos de alta potência e armas de longo alcance.
Solenidade
A solenidade de lançamento do “Toledo é + Seguro!” teve tradução na língua brasileira de sinais com intérprete da Central de Libras de Toledo, execução do Hino Nacional Brasileiro, exibição de vídeo institucional e entrega simbólica do armamento pelo prefeito Beto Lunitti, pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana e comandante da Guarda Municipal, Christian Guilherme Goldoni, aos guardas municipais Marcos José Angnes e Elaine Maria Klein.
Além de Beto, Ademar e Christian, compuseram a frente de honra: o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a juíza diretora do Fórum da Comarca de Toledo, Luciana Lopes do Amaral Beal; o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Jorge Fritola; o comandante da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (PRE), capitão Felipe Steindorff Malheiros; o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Guilherme Rodrigues de Lima; e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Anaide Holzbach de Araújo; e o representante da Casa Civil do Governo do Paraná na Região Oeste, Matheus Mauricio Ramos.
Em sua fala, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana agradeceu o esforço do prefeito, do vice-prefeito e de seu antecessor, Arthur Rodrigues de Almeida – que faleceu após complicações causadas pela dengue em 26 de maio de 2022. “Sem a atuação assertiva deles e de tanta gente que não mediu esforços, certamente a conquista que estamos celebrando hoje não teria acontecido. Assumi a missão de liderar a Guarda Municipal no decorrer deste mandato, mas, felizmente, nossos agentes compreenderam bem esta nova formatação da Guarda Municipal e entendem que eles terão um protagonismo ainda maior para o futuro de Toledo”, pontua.
O comandante do 19º BPM disse que o novo passo dado pela Guarda Municipal de Toledo é visto com ótimos olhos pela Polícia Militar do Paraná. “A GM sempre nos apoiou e agora poderá nos ajudar ainda mais. Creio que o porte de armas por alguns agentes não representa uma ‘concorrência’, mas, sim, representa uma tranquilidade maior para o nosso trabalho, pois só com a integração que os resultados vêm e passam a ser percebidos pela população. Digo, com convicção ainda maior, aos criminosos que moram aqui ou que queiram vir pra cá: pensem bem antes de cometer um delito em Toledo. Aqui, a bandidagem não vai se criar”, alerta.
A presidente da Acit recorda que as ações do “Toledo é + Seguro!” já são objetos de reivindicações da entidade há, pelo menos, 10 anos. “Desde o início do primeiro mandato do prefeito Beto Lunitti, em 2013, temos conversado com o poder público municipal e com as forças de segurança para elaborarmos projetos que, em sua maioria, tornam-se realidade com o programa que está sendo lançado hoje. A partir de agora, temos condições de escrever uma nova história com diminuição significativa nas estatísticas de criminalidade em nosso município”, ressalta.
Em sua fala, a diretora do Fórum da Comarca de Toledo destacou o trabalho de prevenção e proteção a vítimas de violência doméstica familiar. “O governo municipal, por meio da Patrulha Maria da Penha, departamento da Guarda Municipal, tem atuado de forma exemplar para coibir ação de agressores e oferecer suporte às vítimas. A corporação também atua em outras frentes e, daqui em diante, com alguns agentes podendo portar arma de fogo, um novo patamar é atingido e as responsabilidades aumentam consideravelmente, pois vocês passam a ter um papel ainda mais significativo na missão das forças de segurança de garantirem a ordem pública e a paz social”, salienta.
O presidente do Legislativo falou a respeito das prioridades adotadas pela atual gestão. “Toledo é hoje administrada por um prefeito e por um vice-prefeito que compreendem os limites impostos pelo orçamento, mas que priorizam as políticas públicas mais importantes, utilizando o atendimento às camadas mais vulneráveis da população como critério. Esta sensibilidade também se vê na atenção que Beto e Ademar têm dado à Guarda Municipal. Enquanto homem público, meu maior compromisso é com a população, não com grupos políticos, e esta população espera que nossos guardas municipais nunca precisem utilizar arma que carregam na cintura, mas também tem a certeza de que, se necessário, esta será bem utilizada”, comenta.
O vice-prefeito de Toledo exaltou o fato de que a atual gestão está cumprindo mais uma meta do plano de governo. “Estamos virando mais uma página exitosa da história que esta gestão está escrevendo. O caminho até aqui, porém, não foi fácil. Na condição de homem público, sei que a trajetória é feita de sabores e dissabores e algumas decisões precisam ser tomadas ainda que desagradem setores da sociedade. Foi assim quando da instalação do IML [Instituto Médico Legal] na Avenida Maripá, na construção de uma sede para a Apac [Associação de Proteção e Assistência aos Condenados] e agora nesta luta para que os nossos guardas tivesse acesso ao porte de arma em tempo integral, isto é, de serviço ou à paisana. E reforço o que o comandante do 19º BPM disse: em Toledo, bandido que está aqui ou quer vir para cá vai se dar mal, pois este município é administrado por pessoas que não têm medo de fazer o certo e a nossa valorosa Guarda Municipal reflete estes valores no dia a dia, dando uma resposta positiva à nossa população”, destaca.
No seu discurso, o prefeito Beto Lunitti discorreu sobre como as várias áreas da administração municipal relacionam-se entre si. “Uma política pública eficiente de segurança pública passa por oferecer serviços de educação, saúde, esportes, lazer, cultura e outras expressões de cuidado para com o ser humano. Também se faz com ações que estimulem o empreendedorismo que gera emprego e renda para nossa gente. E quando tudo isso ainda não é o suficiente para promover uma cultura de paz, é preciso estar integrado às forças de segurança estaduais e nacionais para coibirmos a criminalidade em nosso território. Este governo tem inovado em várias ações que visam à formação de um novo conceito de sociedade e, para isso, é necessário o convencimento de setores importantes da comunidade cuja maioria, felizmente, tem entendido a nossa proposta”, analisa. “Agentes da Guarda Municipal, deste momento em diante vocês trazem consigo uma grande responsabilidade não só mais na alma e no coração, mas também na cintura, onde estão as armas que vocês acabam de receber. Confiamos em vocês e a população pode ficar tranquila que os usos inadequados deste recursos serão apurados com seriedade pela Corregedoria da corporação, para a qual estamos destinando todos os recursos humanos e materiais possíveis”, acrescenta Beto.
Mín. 22° Máx. 34°