Sábado, 19 de Julho de 2025
13°C 20°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Governo municipal realiza lançamento oficial do “Toledo é + Seguro!”

Solenidade na manhã desta segunda (31), em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, marca início de programa baseado no tripé inteligência-tecnologia-inovação

Por: Redação Fonte: Assessoria/Toledo
01/08/2023 às 13h50
Governo municipal realiza lançamento oficial do “Toledo é + Seguro!”
(Foto: Divulgação)

O dia 31 de julho de 2023 ficará para a história da Guarda Municipal (GM) de Toledo, iniciada em 13 de maio de 1994. Na manhã desta segunda-feira (31), em solenidade realizada em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, aconteceu o lançamento do “Toledo é + Seguro!” e os dois principais atos do evento foram a entrega oficial de armamento de fogo a 47 integrantes que participaram e foram aprovados em treinamento com carga horária de 660 horas e a ativação das primeiras câmeras particulares na Central de Videomonitoramento da corporação, que tem capacidade operacional para até 1.000 unidades simultâneas.

O ato foi prestigiado por lideranças políticas, empresariais e de forças da segurança de toda a região. E não é para menos: por meio de um conjunto de ações baseadas no tripé inteligência-tecnologia-inovação, o “Toledo é + Seguro!” tem o claro objetivo de fazer o município ter os menores índices de criminalidade do Paraná e do Brasil.

Atualmente, o município já conta com 250 câmeras próprias, incluindo as que se encontram nas imediações de prédios públicos, como escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis), e as 80 do tipo OCR (que faz a leitura de placas de veículos) que estão em pontos estratégicos da cidade. Ainda no escopo da “Toledo é + Seguro!”, foi implementada recentemente a Patrulha Escolar (com botão de pânico para situações extremas) e uma nova tecnologia, ainda em fase de testes, está sendo utilizada no controle do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Em breve, a administração municipal pretende realizar concurso público com o objetivo de ampliar o efetivo da Guarda Municipal e também criar uma Patrulha Rural, para a qual serão adquiridos veículos de alta potência e armas de longo alcance. 

 

Solenidade

A solenidade de lançamento do “Toledo é + Seguro!” teve tradução na língua brasileira de sinais com intérprete da Central de Libras de Toledo, execução do Hino Nacional Brasileiro, exibição de vídeo institucional e entrega simbólica do armamento pelo prefeito Beto Lunitti, pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana e comandante da Guarda Municipal, Christian Guilherme Goldoni, aos guardas municipais Marcos José Angnes e Elaine Maria Klein.

Além de Beto, Ademar e Christian, compuseram a frente de honra: o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a juíza diretora do Fórum da Comarca de Toledo, Luciana Lopes do Amaral Beal;  o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Jorge Fritola; o comandante da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (PRE), capitão Felipe Steindorff Malheiros; o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Guilherme Rodrigues de Lima; e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Anaide Holzbach de Araújo; e o representante da Casa Civil do Governo do Paraná na Região Oeste, Matheus Mauricio Ramos.

Em sua fala, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana agradeceu o esforço do prefeito, do vice-prefeito e de seu antecessor, Arthur Rodrigues de Almeida – que faleceu após complicações causadas pela dengue em 26 de maio de 2022. “Sem a atuação assertiva deles e de tanta gente que não mediu esforços, certamente a conquista que estamos celebrando hoje não teria acontecido. Assumi a missão de liderar a Guarda Municipal no decorrer deste mandato, mas, felizmente, nossos agentes compreenderam bem esta nova formatação da Guarda Municipal e entendem que eles terão um protagonismo ainda maior para o futuro de Toledo”, pontua.

O comandante do 19º BPM disse que o novo passo dado pela Guarda Municipal de Toledo é visto com ótimos olhos pela Polícia Militar do Paraná. “A GM sempre nos apoiou e agora poderá nos ajudar ainda mais. Creio que o porte de armas por alguns agentes não representa uma ‘concorrência’, mas, sim, representa uma tranquilidade maior para o nosso trabalho, pois só com a integração que os resultados vêm e passam a ser percebidos pela população. Digo, com convicção ainda maior, aos criminosos que moram aqui ou que queiram vir pra cá: pensem bem antes de cometer um delito em Toledo. Aqui, a bandidagem não vai se criar”, alerta.

A presidente da Acit recorda que as ações do “Toledo é + Seguro!” já são objetos de reivindicações da entidade há, pelo menos, 10 anos. “Desde o início do primeiro mandato do prefeito Beto Lunitti, em 2013, temos conversado com o poder público municipal e com as forças de segurança para elaborarmos projetos que, em sua maioria, tornam-se realidade com o programa que está sendo lançado hoje. A partir de agora, temos condições de escrever uma nova história com diminuição significativa nas estatísticas de criminalidade em nosso município”, ressalta.

Em sua fala, a diretora do Fórum da Comarca de Toledo destacou o trabalho de prevenção e proteção a vítimas de violência doméstica familiar. “O governo municipal, por meio da Patrulha Maria da Penha, departamento da Guarda Municipal, tem atuado de forma exemplar para coibir ação de agressores e oferecer suporte às vítimas. A corporação também atua em outras frentes e, daqui em diante, com alguns agentes podendo portar arma de fogo, um novo patamar é atingido e as responsabilidades aumentam consideravelmente, pois vocês passam a ter um papel ainda mais significativo na missão das forças de segurança de garantirem a ordem pública e a paz social”, salienta.

O presidente do Legislativo falou a respeito das prioridades adotadas pela atual gestão. “Toledo é hoje administrada por um prefeito e por um vice-prefeito que compreendem os limites impostos pelo orçamento, mas que priorizam as políticas públicas mais importantes, utilizando o atendimento às camadas mais vulneráveis da população como critério. Esta sensibilidade também se vê na atenção que Beto e Ademar têm dado à Guarda Municipal. Enquanto homem público, meu maior compromisso é com a população, não com grupos políticos, e esta população espera que nossos guardas municipais nunca precisem utilizar arma que carregam na cintura, mas também tem a certeza de que, se necessário, esta será bem utilizada”, comenta.

O vice-prefeito de Toledo exaltou o fato de que a atual gestão está cumprindo mais uma meta do plano de governo. “Estamos virando mais uma página exitosa da história que esta gestão está escrevendo. O caminho até aqui, porém, não foi fácil. Na condição de homem público, sei que a trajetória é feita de sabores e dissabores e algumas decisões precisam ser tomadas ainda que desagradem setores da sociedade. Foi assim quando da instalação do IML [Instituto Médico Legal] na Avenida Maripá, na construção de uma sede para a Apac [Associação de Proteção e Assistência aos Condenados] e agora nesta luta para que os nossos guardas tivesse acesso ao porte de arma em tempo integral, isto é, de serviço ou à paisana. E reforço o que o comandante do 19º BPM disse: em Toledo, bandido que está aqui ou quer vir para cá vai se dar mal, pois este município é administrado por pessoas que não têm medo de fazer o certo e a nossa valorosa Guarda Municipal reflete estes valores no dia a dia, dando uma resposta positiva à nossa população”, destaca.

No seu discurso, o prefeito Beto Lunitti discorreu sobre como as várias áreas da administração municipal relacionam-se entre si. “Uma política pública eficiente de segurança pública passa por oferecer serviços de educação, saúde, esportes, lazer, cultura e outras expressões de cuidado para com o ser humano. Também se faz com ações que estimulem o empreendedorismo que gera emprego e renda para nossa gente. E quando tudo isso ainda não é o suficiente para promover uma cultura de paz, é preciso estar integrado às forças de segurança estaduais e nacionais para coibirmos a criminalidade em nosso território. Este governo tem inovado em várias ações que visam à formação de um novo conceito de sociedade e, para isso, é necessário o convencimento de setores importantes da comunidade cuja maioria, felizmente, tem entendido a nossa proposta”, analisa. “Agentes da Guarda Municipal, deste momento em diante vocês trazem consigo uma grande responsabilidade não só mais na alma e no coração, mas também na cintura, onde estão as armas que vocês acabam de receber. Confiamos em vocês e a população pode ficar tranquila que os usos inadequados deste recursos serão apurados com seriedade pela Corregedoria da corporação, para a qual estamos destinando todos os recursos humanos e materiais possíveis”, acrescenta Beto.

Solenidade na manhã desta segunda (31), em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, marca início de programa baseado no tripé inteligência-tecnologia-inovação

Solenidade na manhã desta segunda (31), em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, marca início de programa baseado no tripé inteligência-tecnologia-inovação

Solenidade na manhã desta segunda (31), em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, marca início de programa baseado no tripé inteligência-tecnologia-inovação

Solenidade na manhã desta segunda (31), em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, marca início de programa baseado no tripé inteligência-tecnologia-inovação

Solenidade na manhã desta segunda (31), em frente ao Paço Municipal Alcides Donin, marca início de programa baseado no tripé inteligência-tecnologia-inovação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Assessoria
Esportes Há 20 horas

Pilotos rondonenses da APROVE Bicicross se destacam no Campeonato Brasileiro de BMX

Com seis atletas na delegação, cinco chegaram às finais em suas respectivas categorias, demonstrando alto nível técnico e posicionando a equipe entre as principais do país.

Assessoria
Expo 2025 Há 20 horas

Expomar 2025 promete novidades e participação recorde de empresas rondonenses

A Expomar reunirá 170 empresas expositoras, representando os setores do comércio, indústria, prestação de serviços, agronegócio, orquidicultura e praça de alimentação.

Campeão nacional: Paraná reciclou 56,84% das embalagens de vidro em 2024 Foto: Feliphe Abreu/IAT
Geral Há 21 horas

Com índice de 56,8%, Paraná é o estado que mais recicla embalagens de vidro

Dados, de 2024, são os mais recentes disponíveis no Brasil e integram a auditoria feita pela organização Circula Vidro. A marca paranaense representa mais que o dobro da média nacional, (25,1%). Estado acompanha a reciclagem de todos os municípios para garantir que estejam alinhados aos às diretrizes estaduais e nacionais.

Estado libera R$ 5,1 milhões para Apaes, CRAS e organizações sociais do Norte e Noroeste - Godoy Moreira Foto: SEDEF-PR
Entidades Sociais Há 21 horas

Estado libera R$ 5,1 milhões para Apaes, CRAS e entidades sociais do Norte e Noroeste

Do total, R$ 2,7 milhões são destinados a organizações da sociedade civil das regiões de Maringá e Londrina. O governo estadual também está destinando R$ 2,4 milhões para a construção de três novos CRAS que atenderão comunidades vulneráveis nos municípios de Ângulo e Figueira.

 FLAVIO FORNER
Meio Ambiente Há 22 horas

Campanha pede criação de reserva para proteger manguezal em Pernambuco

Área é considerada o último manguezal não urbano do estado

Marechal Cândido Rondon, PR
13°
Tempo limpo
Mín. 13° Máx. 20°
12° Sensação
1.63 km/h Vento
77% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h18 Nascer do sol
07h18 Pôr do sol
Domingo
21° 12°
Segunda
24° 13°
Terça
25° 14°
Quarta
27° 16°
Quinta
19° 15°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,59 +0,24%
Euro
R$ 6,49 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 701,117,06 +0,30%
Ibovespa
133,381,58 pts -1.61%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias