Começou nesta terça-feira (01) o III Seminário Mulheres em Foco. A abertura oficial aconteceu na Escola de Administração Pública Municipal (Escola de Governo) e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. O intuito da ação, promovida pela Coordenadoria de Política para as Mulheres da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), é qualificar quase 80 servidores e servidoras municipais e demais interessados para o enfretamento à violência contra as mulheres.
A 1ª edição aconteceu em 2021 e tratou sobre a rede de proteção à mulher, o atendimento à mulher imigrante e formas de abordagens à mulher vítima de violência, dentre outros temas. “Estas situações eram debatidas dentro da então Secretaria de Políticas para as Mulheres e dentro de uma reunião de equipe, mesmo com a pandemia, nós realizamos uma primeira capacitação. Já no segundo encontro, trabalhamos temáticas como os direitos da mulher, fluxo de atendimento e rede de proteção e alterações de leis de defesa e proteção à mulher”, disse a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Adriane Genari.
Sobre este terceiro momento, a intenção é reforçar tudo o que já foi debatido, ampliando para alguns temas inéditos, como a questão da violência obstétrica e o empreendedorismo feminino. “A partir de uma reestruturação proposta pela equipe da SMDH, trouxemos temas voltados para quem atua nos diversos setores e procuram dar mais subsídios para o atendimento, seja no serviço público ou na rede de apoio às mulheres. É capacitando nossos agentes que a população terá um atendimento qualificado”, frisou a diretora da Escola de Governo, Beatriz Quincozes de Azevedo.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Solange Dalla Rosa, reforçou a importância de promover espaços para estudar, conversar e avaliar. “Nós, dentro das nossas vivências, temos nossas lentes sobre as situações. Esse momento serve para olharmos o mundo com a perspectiva do outro, porque isso nos abre para novas visões, podermos nos posicionar e termos nosso lugar de fala. Parabenizo a todos, em especial quem organizou esse Seminário que será de grande valia para todas e todos”, acrescentou.
O apoio da administração municipal para a realização do Seminário foi destacado pela secretária de Desenvolvimento Humano, Rosiany Favareto. “O Executivo Municipal sempre se preocupou com o cuidado das pessoas. O Gabinete do Prefeito, neste ato representado pelo Ademar Dorfschmidt, nos apoiou mais uma vez nesta empreitada porque entende que a gente precisa olhar pela nossa gente”. Rosiany ainda agradeceu à equipe da SMDH pelo empenho na implementação das diversas políticas capitaneadas pela pasta e ao CMDM por estar sempre presente, bem como a Escola de Governo pela certificação dos participantes. “Ainda vale destacar que estamos adentrando o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher”, completou.
As ações propostas pelo Governo Municipal para o enfrentamento à violência contra a mulher foram destacadas pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. “Temos criado dispositivos para ampliar o cuidado e proteção das mulheres. Na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti consolidamos a Patrulha Maria da Penha e nos tornamos um dos municípios paranaenses pioneiros com este trabalho”. Ademar ainda destacou que sonha com o dia em que o Seminário Mulheres em Foco, ao falar do combate, trate sobre a redução de números da violência doméstica. “Esse é nosso foco. Que cada servidor ou servidora presente nesta qualificação consiga replicar em seu local de trabalho o que se discute aqui”.
Dorfschmidt aproveitou a ocasião para anunciar que uma comitiva formada por diversos agentes políticos, como prefeito, vice e vereadores, está indo a Curitiba para tensionar a implantação de um mais dois Juizados, sendo um Civel, Criminal e da Fazenda Pública e um para atendimento de casos de Violência Doméstica, além de mais um juiz de direito substituto ampliaria os recursos humanos necessários para dar celeridade e eficiência na prestação jurisdicional.
Mín. 22° Máx. 34°