A Secretaria Municipal da Educação (Smed) acaba de lançar dois livros voltados ao ensino de Geografia e História do Paraná para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. As obras foram elaboradas para atender às necessidades específicas de alunos e professores e contam com uma abordagem integrada e contextualizada.
Baseado no Referencial Curricular para o Sistema de Ensino de Toledo, cada capítulo foi cuidadosamente estruturado para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, abordando aspectos naturais, culturais, sociais e econômicos que moldam o território paranaense. Projetos colaborativos, exercícios investigativos e reflexões sobre a identidade regional integram a proposta pedagógica, valorizando o patrimônio histórico e ambiental do Paraná e incentivando o respeito à sua rica diversidade. “Este material é fruto de um intenso processo de formação continuada realizado nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, envolvendo professores dedicados e comprometidos em oferecer uma educação de excelência”, relata o coordenador pedagógico da disciplina de História na Smed, Leandro de Araújo Crestani.
Ele e a coordenadora da disciplina de Geografia na pasta, Carla Michelon Ribeiro, lideraram o projeto. “Mais do que simples recursos didáticos, as obras visam conectar os estudantes à história e geografia do estado, promovendo reflexões sobre o papel que desempenham como agentes históricos e geográficos em seus próprios contextos. Elas representam um convite ao desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão das inter-relações que configuram a sociedade paranaense”, pontua a coordenadora. “O material não apenas aborda o passado e o presente do estado, mas também inspira os estudantes a projetarem perspectivas futuras, reforçando o compromisso com suas comunidades e com a preservação das riquezas culturais e naturais do Paraná”, acrescenta.
O coordenador observa que as obras não serão impressas, mas ficarão disponíveis na internet (no link https://www.smed.toledo.pr.gov.br/livro-de-hist%C3%B3ria-e-geografia) para subsidiar os professores da rede municipal de ensino na preparação de aulas, podendo ter fragmentos sendo impressos e distribuídos aos estudantes, a critério do docente. “Tendo em vista a carência de materiais didáticos específicos com a História e a Geografia do Paraná, nossa expectativa é que estes livros se tornem recursos essenciais no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando professores e estudantes no fortalecimento da identidade regional e na formação de cidadãos conscientes, críticos e engajados”, salienta Leandro.
Mín. 23° Máx. 32°