O Município de Toledo publicou na edição Nº 4203 desta segunda-feira (06) do Órgão Oficial (páginas 7 e 8) a convocação de 67 aprovados no Concurso Público Nº 03/2023, para o cargo de professor II T20, sendo sete deles em conformidade com a Lei Estadual Nº 14.274/2003 (vagas para afrodescendentes). Os professores convocados deverão comparecer na Secretaria de Recursos Humanos até o dia 10 de janeiro para declarar se aceitam a vaga ofertada.
O prefeito Mario Costenaro e a secretária da Educação, Janice Salvador, realizaram uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (8) para divulgar o chamamento e reforçar o compromisso com a continuidade das rotinas estabelecidas nos serviços públicos. “Nós queremos e mantemos como objetivo a manutenção de uma rotina de qualidade. Para isso estamos verificando as necessidades de melhorias nas nossas infraestruturas, como exemplo o nosso laboratório de robótica. Vamos trabalhar fortemente na questão da continuidade da formação continuada de nossos professores. Vamos buscar efetivamente a melhoria de segurança das nossas escolas e ao longo desses primeiros seis meses vamos fazer uma grande avaliação dos projetos e programas existentes para verificar as validades, os resultados efetivos, as necessidades de incrementação ou até mesmo a adoção de novos projetos”, enfatizou o prefeito Mario Costenaro.
Segundo o prefeito, esta convocação atende uma determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que trata sobre o professor de apoio à diversidade e inclusão (PADI), função a qual será destinada aos professores convocados. Eles atenderão alunos laudados com necessidades especiais, conforme análise e critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal da Educação (Smed).
Atendendo ao último chamamento, 32 professores já foram contratados e outros candidatos que participaram do Concurso Público Nº 03/2023 devem ser chamados nos próximos dias para realizar os trâmites de contratação até completar as 136 vagas de professores Padi, respeitando as condições de atendimento da Secretaria de Recursos Humanos. Os professores concursados substituirão aqueles contratados via processo seletivo simplificado (PSS).
“A educação sabe do processo de mudança que nós temos passado, no que diz respeito à educação especial e a educação inclusiva, não só em Toledo, mas em todo o país. Chegamos no momento de poder contratar professores efetivos para atuar com todas as crianças que apresentam necessidades educacionais especiais. É um avanço extremamente significativo”, afirmou a secretária da Educação, Janice Salvador.
Janice respondeu às perguntas dos jornalistas presentes e comentou sobre a possibilidade de estender o atendimento de professores Padi para os centros municipais de educação infantil (Cmeis). Para acompanhar os demais assuntos tratados na coletiva de imprensa, o conteúdo foi divulgado em uma live no Instagram da @prefeituradetoledo.
Mín. 18° Máx. 31°