As inscrições para o primeiro vestibular do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Toledo estão abertas até o dia 6 de fevereiro, marcando uma conquista histórica para o município. A chegada do curso contou com o apoio direto do Deputado Federal Elton Welter (PT), que trabalhou ativamente para fortalecer o ensino superior na região Oeste do Paraná.
“Apoiar a PUCPR para trazer o curso de Medicina para Toledo foi extremamente gratificante. Nossa cidade já é referência em educação e saúde, e agora, com esse novo curso, damos mais um passo importante para o desenvolvimento local e regional. Essa é uma vitória de todos que acreditam no potencial de Toledo”, destacou Welter.
A primeira turma será formada por meio de um processo seletivo que ocorre no dia 16 de fevereiro, das 13h às 18h, com 60 questões objetivas e uma redação dissertativa-argumentativa. O curso, que começa no primeiro semestre de 2025, une tradição e inovação, oferecendo uma formação de excelência que será decisiva para melhorar os serviços de saúde da região.
Welter enfatizou que Toledo agora é uma das poucas cidades do Paraná com dois cursos de Medicina, já que o município também conta com a graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Isso consolida nossa posição como um dos maiores polos educacionais do estado. Essa conquista reflete nosso compromisso com a população e o futuro da nossa cidade e região.”
Com mais de 60 anos de tradição em Curitiba e 12 anos em Londrina, o curso de Medicina da PUCPR em Toledo contará com estrutura de ponta, incluindo laboratórios modernos e o The Visible Human Table, uma tecnologia interativa com Inteligência Artificial para o estudo anatômico.
“Essa nova graduação não apenas aumenta as oportunidades de acesso ao ensino superior de qualidade, mas também contribui diretamente para o fortalecimento da saúde pública no Oeste do Paraná. É com orgulho e esperança que damos início a essa nova etapa em Toledo”, concluiu o Deputado.
“Nosso curso foi aprovado com nota máxima no MEC – conceito 5, mesmo antes de ser autorizado, isso significa que a qualidade acadêmica da formação que será ofertada é de excelência em todos os critérios avaliados: infraestrutura, organização pedagógica e corpo docente. Os futuros médicos formados pela PUCPR Toledo terão acesso ao que há de melhor. Por tal construção, agradecemos os esforços de todo o time da Universidade que esteve e está à frente deste projeto desde 2022, aos representantes da população local e regional, bem como os gestores da saúde pública que foram importantes para reconhecer e evidenciar este impacto ao longo do processo de aprovação. Nomeadamente, agradecemos ao deputado Elton Welter, que como representante federal da população de Toledo, nos apoiou para que pudéssemos defender nossa proposta”, comenta o Diretor da PUCPR Campus Toledo Ricardo Lopes.
Inscrições: Até 6 de fevereiro
Prova: 16 de fevereiro, das 13h às 18h
Formato: 60 questões objetivas e redação dissertativa-argumentativa
Mais informações e inscrição: https://www.pucpr.br
Mín. 21° Máx. 34°