Sexta, 18 de Abril de 2025
18°C 23°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Com 84 mil profissionais formados, UEM completa 55 anos nesta semana

A Universidade, que já formou mais de 84 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento, celebra sua trajetória marcada pela excelência acadêmica e científica, refletida em bons posicionamentos em rankings nacionais e internacionais. Também se destacam serviços gratuitos prestados à comunidade que contribuem para a formação dos alunos.

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
28/01/2025 às 08h02
Com 84 mil profissionais formados, UEM completa 55 anos nesta semana
Com 84 mil profissionais formados, UEM completa 55 anos nesta semana Foto: UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) completa 55 anos de existência nesta terça-feira (28), celebrando sua trajetória marcada pela excelência acadêmica e científica, refletida em bons posicionamentos em rankings nacionais e internacionais. Para comemorar a data, será realizado um evento especial, a partir das 16h, no Bloco B33, que marcará o início das festividades oficiais.

Aberto a toda comunidade acadêmica, o evento contará com a apresentação do site oficial dos 55 anos da UEM e do selo comemorativo que marca a data histórica. O reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, estarão presentes, ao lado de autoridades, docentes, agentes universitários, estudantes e convidados.

O reitor da UEM destaca a relevância da data, enfatizando o papel transformador da educação pública. “Os 55 anos da UEM representam muito mais do que um marco temporal. São um símbolo do impacto transformador que a educação pública, gratuita e de qualidade, tem na vida das pessoas e na sociedade. Comemorar esta data é reafirmar o nosso compromisso em continuar promovendo conhecimento, inclusão e cidadania, honrando o legado de todos que ajudaram a construir essa história”, ressalta Vanalli.

De acordo com o Gabinete da Reitoria (GRE), as celebrações do aniversário de 55 anos se estenderão até novembro. Ao longo de 2025, a UEM promoverá uma série de eventos comemorativos, que incluirão palestras, seminários, exposições históricas e atividades culturais, celebrando não apenas seu passado, mas também os desafios e as perspectivas para o futuro.

 

84 MIL GRADUADOS – Desde sua criação, a UEM já formou 84.164 profissionais em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, tem 14.420 alunos matriculados nos cursos de graduação: 13.005 no modo presencial e 1.415 no Ensino a Distância (EaD). 

A instituição oferece 93 opções de cursos de graduação presencial, distribuídas em campus, turnos e habilitações diferentes, além de seis opções de cursos de graduação na modalidade EaD, 57 cursos de mestrados acadêmicos (1.421 alunos matriculados), 36 doutorados (1.227), 62 cursos de especializações (1.396), 50 áreas de residências médicas/odontológica/multiprofissional e médico-veterinária (135) e 23 cursos de pós-doutorado (87 alunos).

Hoje, a UEM conta com uma estrutura composta por 1.851 técnicos administrativos e 1.484 professores, dos quais cerca de 85% possuem título de doutorado.

Além do câmpus-sede, localizado em Maringá, a UEM está presente em outras regiões do Paraná por meio de seis câmpus regionais: Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.

A universidade conta ainda com o Núcleo de Educação a Distância (Nead), a Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), a Estação de Piscicultura em Floriano e uma base avançada de pesquisas do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) na cidade de Porto Rico. Outros serviços importantes incluem a Editora da UEM (Eduem) e uma estação climatológica.

A UEM também desempenha um papel fundamental na saúde pública por meio de estruturas como o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o Hemocentro, a Clínica Odontológica, a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), o Laboratório de Ensino e Prática em Análises Clínicas (Lepac) e a Farmácia Ensino. Esses serviços oferecem atendimentos gratuitos à comunidade do Norte do Paraná e, ao mesmo tempo, são espaços essenciais para a formação prática dos estudantes.

O conhecimento gerado na UEM é sempre compartilhado com a sociedade, com destaque para a região de Maringá. A cidade se beneficia de profissionais altamente capacitados, que contribuem significativamente para o seu desenvolvimento em várias áreas, contribuindo para o crescimento da cidade.

 

QUALIDADE DE ENSINO E PESQUISA – No Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, a UEM foi classificada como a melhor universidade estadual da região Sul do Brasil e está entre as cinco melhores estaduais do país pelo segundo ano consecutivo. Com 83,35 pontos de um total de 100, a instituição figura entre as 24 melhores universidades do país.

Em âmbito internacional, no Latin America University Rankings 2024, publicado pela revista britânica Times Higher Education (THE), a UEM avançou significativamente, subindo da 50ª posição em 2023 para a 38ª em 2024 entre as universidades da América Latina. Além disso, está entre as cinco melhores universidades estaduais do Brasil, ao lado de instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No Leiden Ranking, que avalia a produção científica global, a UEM se destaca por ser a primeira colocada no Brasil em produção científica liderada por mulheres pelo sexto ano consecutivo. Internacionalmente, ocupa a 19ª posição nesse quesito entre 1.506 universidades analisadas.

Esses resultados refletem o compromisso contínuo da UEM com a excelência acadêmica e científica, evidenciando o esforço coletivo de sua comunidade acadêmica em promover ensino de qualidade e pesquisa de impacto.

 

EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA – A Universidade Estadual de Maringá foi criada em 28 de janeiro de 1970, por meio de decreto assinado pelo então governador Paulo Pimentel. Na época, Maringá tinha apenas 23 anos de fundação. A criação da UEM representou a realização de um sonho coletivo de professores, gestores e lideranças locais que viam na educação superior a chave para o desenvolvimento de Maringá e região.

A Instituição surgiu a partir da fusão de três faculdades isoladas – Ciências Econômicas, Direito e Filosofia – e do recém-criado Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET), incorporando esforços e recursos em prol de uma universidade pública. Somadas, as três entidades ofertavam um total de sete cursos de graduação.

O processo de criação da UEM envolveu intenso trabalho de planejamento e articulação. Em 1968, o prefeito Luiz Moreira de Carvalho formou a Comissão de Planejamento da Universidade, liderada pelo professor Flávio Pasquinelli, que elaborou o primeiro anteprojeto.

Em 1969 foi criado o Grupo de Trabalho para a Implantação da Universidade, com a participação de professores, lideranças municipais e até do bispo Dom Jaime Luiz Coelho. Esse grupo idealizou o ICET, que serviu como base para a concretização da Universidade, oferecendo inicialmente cursos como Matemática, Química e Engenharias Civil e Química.

Em 1976, o governo federal reconheceu oficialmente a UEM, consolidando sua importância como um dos principais pilares do desenvolvimento regional. Nascida com dez cursos de graduação e o compromisso de transformar a sociedade por meio da educação, a UEM acumula conquistas em seus 55 anos de história, sendo hoje uma referência em ensino, pesquisa e extensão.

CELEBRAÇÕES – O aniversário da UEM, celebrado anualmente em 28 de janeiro, não é a única data comemorativa festejada pela comunidade acadêmica. Outras duas também são celebradas. A mais antiga é o dia 6 de novembro, quando foi publicada a lei estadual nº 6.034, em 1969, que autoriza a criação oficial da UEM. Já em 11 de maio, celebra-se o reconhecimento federal da UEM pelo Ministério da Educação (MEC), consumado em 1976.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil no Enade Foto: Aline Jasper/UEPG
Educação Há 23 horas

24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil

O conceito 5, que indica excelência acadêmica, foi obtido por cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Conhece alguém que quer aprender a ler e escrever? Inscrições para o Alfabetiza Paraná encerram em 15 de maio Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
Educação Há 2 dias

Aulas gratuitas nas escolas estaduais: inscrições para o Alfabetiza Paraná vão até 15 de maio

Para se inscrever, é preciso ter 15 anos ou mais e não ter sido alfabetizado na idade apropriada. As aulas são presenciais e gratuitas, com dois encontros semanais. A carga horária total é de 300 horas e os estudantes recebem alimentação, caderno de atividades e kit de material escolar.

UEM e Unioeste têm nota máxima e Paraná confirma 3° melhor ensino superior do Brasil Foto: Jéssica Natal/UEPG
Educação Há 2 dias

UEM e Unioeste têm nota máxima e Paraná confirma 3° melhor ensino superior do Brasil

Os resultados posicionam o Paraná atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais e à frente do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Ao todo, são 48 instituições paranaenses classificadas nas faixas 4 e 5 do Índice Geral de Cursos (IGC), que indica os níveis mais altos de excelência acadêmica no país.

Ricardo Stuckert / PR
Educação Há 3 dias

Lula inaugura prédios da UFF e anuncia edital para cursinhos populares

Novo campus no Norte Fluminense conta com mais de 40 salas de aula

(Foto: Divulgação)
Foz do Iguaçu Há 4 dias

NOVOS PROFESSORES ASSUMEM CARGOS NAS ESCOLAS NESTA TERÇA (15)

Antes de entrar nas salas de aula, eles tiveram um dia de instruções e integração

Marechal Cândido Rondon, PR
22°
Tempo nublado
Mín. 18° Máx. 23°
23° Sensação
2.73 km/h Vento
86% Umidade
100% (20.46mm) Chance chuva
06h51 Nascer do sol
06h51 Pôr do sol
Sábado
23° 17°
Domingo
25° 17°
Segunda
26° 19°
Terça
25° 18°
Quarta
27° 18°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,81 +0,02%
Euro
R$ 6,61 +0,12%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 521,057,36 -0,41%
Ibovespa
129,650,03 pts 1.04%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias