O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha, na manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro, o anúncio de financiamento de R$ 6,4 bilhões para obras que vão qualificar e modernizar 605 quilômetros de estradas no Paraná. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o apoio à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável por administrar rodovias que conectam o litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro Paraná. São R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures. A operação financeira foi assessorada pelo Bradesco BBI.
MELHORIAS - A ação integra o Novo PAC. As principais intervenções previstas são a duplicação de mais de 350 quilômetros de pistas duplicadas, 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. A tarifa de pedágio média é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.
INVESTIMENTOS - Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos são estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção. O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba.
LOGÍSTICA - A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. O trecho operado é um importante corredor logístico do Paraná. Conecta a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, com importante papel no transporte da produção agrícola.
PACOTE DE MELHORIAS - O contrato de concessão prevê um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária. Abrange desde recuperação, manutenção e conservação das vias até a ampliação de capacidade e modernização de trechos estratégicos.
SERVIÇOS ESSENCIAIS - A concessionária oferece serviços essenciais de atendimento aos usuários, com socorro médico e mecânico 24 horas. Um dos destaques do contrato é a implantação de um sistema de operações especiais no Porto de Paranaguá, que inclui a remodelação de pistas e conexões para garantir mais fluidez e segurança nos períodos de maior movimentação. Serão 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, sendo 43 mil durante os primeiros cinco anos.
REDUÇÃO DE CUSTOS - O ministro da casa Civil, Rui Costa, destaca que assegurar transporte eficiente e sustentável é uma das prioridades do Novo PAC. “Esse anúncio representa a união de esforços que estamos promovendo, captando investimentos privados e garantindo apoio público a iniciativas de infraestrutura. O projeto permitirá a redução de custos logísticos e o benefício direto à população, que continuará pagando menos pedágio que concessões anteriores”, afirmou.
GARGALOS - “Com essa ação, o Governo Federal, por meio do BNDES, está viabilizando um projeto que contribui para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade, promove a conectividade inclusiva, reduz a geração de efluentes e evita emissões de gases de efeito estufa, além de garantir uma das principais vias de escoamento da safra do Paraná”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
SERRA DO MAR - As intervenções previstas trarão melhorias significativas na trafegabilidade e segurança da Serra do Mar (BR-277). A criação de faixas adicionais e as obras de adequação garantirão mais fluidez ao tráfego, reduzindo os tempos de viagem e minimizando os riscos de acidentes. "A concessão moderniza o corredor logístico do Porto de Paranaguá e promove o desenvolvimento do litoral e das regiões de Campos Gerais e Norte Pioneiro. Essa operação é um marco que reforça o compromisso em entregar resultados com eficiência, segurança e responsabilidade", finaliza José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR.
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