Nesta semana, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Adriano Backes, o vice-prefeito Vanderlei Sauer e o secretário de Planejamento, Anderson Bento Maria, se reuniram em Curitiba com representantes da UNILIVRE (Universidade Livre do Meio Ambiente) para dar início à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do município.
A reunião contou com a presença do professor e doutor Eduardo Ratton, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), e da engenheira civil Amanda Galucci.
Durante o encontro, foram apresentadas as demandas do município em relação à mobilidade e definidos os detalhes iniciais para a execução do plano. O levantamento de informações já foi iniciado e, em breve, será divulgada a data da primeira audiência pública para apresentação dos dados coletados e consulta à população sobre o tema. A empresa responsável terá um prazo de 10 meses para concluir os trabalhos, que são coordenados pela Secretaria de Mobilidade da prefeitura rondonense.
O que é o Plano de Mobilidade Urbana?
O Plano de Mobilidade Urbana é um conjunto de ações e diretrizes que visam aprimorar a circulação de pessoas e veículos nas cidades. Ele faz parte da Política Nacional de Mobilidade Urbana e tem como principais objetivos garantir a acessibilidade para todos, aumentar a eficiência dos deslocamentos e promover mais segurança no trânsito.
Por meio desse plano, são analisados os principais desafios relacionados à mobilidade urbana, permitindo a implementação de soluções para melhorar a infraestrutura e tornar os deslocamentos mais ágeis e seguros. O Plano de Mobilidade Urbana abrange diversos aspectos, entre eles:
Ação fundamental
O secretário de Planejamento, Anderson Bento Maria, mencionou que o Plano de Mobilidade Urbana é fundamental para tornar a cidade mais organizada e segura para todos. “O objetivo é reduzir o tempo gasto no trânsito, aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas e garantir que todas as pessoas, incluindo aquelas com necessidades especiais, possam se deslocar pela cidade de forma acessível e segura. Será uma ação muito importante que trará efeitos muito positivos para todos”, destacou Anderson.
Mín. 19° Máx. 33°